Investimentos Publicitários em Análise

A MediaMonitor divulgou recentemente dados sobre o investimento publicitário acumulado entre Janeiro e Abril de 2003, bem como os rankings de agências de publicidade, de meios e de agrupamentos de compras para este período. Estes rankings são efectuados com base no software MMW/Admonitor.

Nos quatro primeiros meses do ano, registou-se um investimento publicitário total (incluindo Cinema, Outdoor, Imprensa, Rádio e TV) superior a 745 milhões de euros, dos quais mais de 499 milhões foram destinados ao investimento na Televisão. O Cinema foi o meio menos contemplado, com investimentos totais apenas ligeiramente superiores a 2 milhões de euros.

Analisando a evolução do investimento por meio ao longo deste período, destaca-se claramente o investimento em Televisão, atingindo mais de 144 milhões de euros em Março, tendo uma ligeira quebra em Abril.

Relativamente aos restantes meios, apesar de registarem valores significativamente inferiores aos da Televisão, não se observaram quebras ao longo destes meses, tendo tido todos uma evolução positiva.

Analisando o peso de cada Agrupamento de Compras nos investimentos publicitários de cada um dos meios, vemos como a imprensa tem um comportamento diferente dos restantes, sendo a maior fatia dos investimentos feita directamente pelos anunciantes ou outras agências de menor expressão.

A TMP (que engloba as Centrais Espaço OMD, Tempo OMD, Easy Media, Mindshare e Media Insight), lidera até ao momento os investimentos publicitários. O agrupamento é responsável por compras superiores a 227 milhões de euros no período, tendo uma quota de 30.5% do total. Na rádio, este valor sobe para os 42.3, sendo o meio onde o Agrupamento tem maior quota.

De salientar ainda a Megameios (Initiative Media, Universal Media, Optimedia e Global Media), que regista maior quota no cinema. Apesar do meio ter ainda resultados muito abaixo dos restantes, a Megameios é responsável por 42.0% do total investido.

Relativamente ao peso do Investimento total efectuado em televisão nos quatro primeiros meses do ano, podemos observar que a Media Planning surge na liderança, com 19% do total, seguindo-se a Initiative Media com 15%. As cinco principais agências de meios (que estão representadas no gráfico abaixo) concentram 58% do investimento total que se registou neste período em Televisão.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais