Aqui há gato!
De acordo com os dados do estudo Consumidor 2006 da Marktest, um em cada quatro lares do Continente tem, pelo menos, um gato.
Grupo Marktest, 18 setembro 2007

placeholder São 855 mil os lares de Portugal Continental com, pelo menos, um gato. Este valor representa 24.4% do universo de lares estudados pelo Consumidor e 39.4% dos lares que possuem, pelo menos, um animal doméstico. Este valor equivale a dizer que um em cada quatro lares no Continente tem o gato como animal de companhia.

Os dados do Consumidor indicam que tem havido nos últimos anos uma tendência para o crescimento do número de lares com a presença deste animal, passando de 653 mil em 2002 para os 855 mil em 2006.

placeholder

Os lares com donas de casa mais jovens são os que apresentam maior probabilidade de albergar este animal doméstico: 29.4% dos que têm donas de casa com menos de 25 anos têm gato.

A análise da região é a variável que apresenta maiores diferenciações entre os indivíduos, em grande medida pelo facto dos residentes na Grande Lisboa se afastarem bastante do valor médio do Continente. No Litoral Norte e no Interior Norte a presença deste felino no lar é mais elevada, atingindo os 30.4% e os 29.7%, respectivamente. A região da Grande Lisboa é a que apresenta uma menor percentagem de lares com gato, de 14.6%.

Os lares da classe média baixa e baixa são os que apresentam maior afinidade com este animal de estimação, presente em 25.9% e 26.3% destes lares. Da mesma forma, ele está presente em 28.5% dos lares cujo chefe de família exerce ocupação de técnico especializado ou pequeno proprietário.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais