Detergente líquido para lavar roupa quase triplica em 5 anos

De acordo com os resultados do estudo Consumidor da Marktest, o número de lares do Continente onde se utiliza detergente líquido para lavar roupa na máquina quase triplicou em 5 anos.

Grupo Marktest,  20 novembro 2007

Uma análise dos dados do Consumidor da Marktest mostra que o número de lares onde se utiliza detergente líquido para lavar roupa na máquina quase triplicou nos últimos cinco anos. Em 2006, são 1 186 mil os lares onde se utiliza este produto, um valor que representa 33.8% dos lares do Continente. Face a 2002, quando era consumido por 12.1% dos lares, a penetração deste detergente aumentou 179%.

A classe social e a idade da dona de casa (responsável pelas compras para o lar) são as variáveis mais discriminantes na análise de penetração deste produto, pois são as que evidenciam comportamentos mais diferenciados. Nos lares de classe alta é maior a penetração de detergente líquido para a máquina de roupa, tal como nos lares onde a dona de casa é mais jovem.

A taxa de penetração deste produto é mais elevada junto dos lares onde o chefe de família (indivíduo que contribui com maior rendimento para o lar) exerce ocupação como quadro médio e superior: 46.3% destes lares utiliza este produto. Pelo contrário, nos lares onde o chefe de família é não activo a taxa de penetração é menor (22.8%).

Nos lares de classe alta, há 43.4% de consumidores de detergente líquido para lavar roupa na máquina, ao contrário dos lares da classe baixa, onde a taxa de penetração do produto não excede os 22.1%.

Este tipo de detergente tem ainda maior probabilidade de ser encontrado nos lares onde existem crianças até aos dois anos: aqui, 43.6% são consumidores de detergente de roupa líquido.

A penetração deste produto evidencia ainda algumas diferenças regionais, com as regiões da Grande Lisboa e do Litoral Centro a mostrarem taxas acima da média (40.2% e 39.8%, respectivamente).

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais