Mais lares com aquecimento central
Segundo os dados do estudo Consumidor da Marktest, tem aumentado em Portugal o número de lares que possuem sistema de aquecimento central.
Grupo Marktest,  11 dezembro 2007

placeholder O Consumidor 2006 da Marktest contabiliza 488 mil lares no Continente com sistema de aquecimento central, um valor que representa 13.9% do universo composto pelos lares do Continente.

O número de lares com sistema de aquecimento central tem aumentado nos últimos anos, crescendo 48% face aos 9.4% de lares possuidores deste sistema contabilizados em 2002.

placeholder

Na análise da penetração deste sistema de aquecimento, a classe social e a ocupação do chefe de família (indivíduo que contribui com maior rendimento para o lar) são as variáveis mais discriminantes, pois são as que revelam maiores diferenças entre os indivíduos.

A existência de aquecimento central é mais frequente nos lares das classes sociais alta ou média alta e naqueles onde o chefe de família exerce ocupação como quadro médio ou superior.

Com penetração acima da média, encontramos os lares onde a dona de casa (indivíduo responsável pelas compras para o lar) tem entre 35 e 44 anos (18.7% possui aquecimento central), aqueles onde o chefe de família exerce ocupações como quadro médio e superior (28.8%), técnico especializado ou pequeno proprietário (22.4%) ou é empregado dos serviços, comércio ou administrativo.

Entre as classes sociais, há diferenças muito significativas, com os valores a oscilar entre os 27.5% observados nos lares das classes sociais alta e média alta e os 5.8% nos lares da classe baixa.

Nesta questão, são ainda de salientar as diferenças regionais, pelas razões óbvias relacionadas com o clima. As maiores diferenças são observadas entre os lares do Interior Norte (20.2% possui sistema de aquecimento central) e os lares da região Sul (apenas 5.5% possui este tipo de sistemas de aquecimento).

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt