Caso Moderna nas notícias

placeholderAguarda-se para breve a leitura da sentença de um caso que agitou a opinião pública e mobilizou os media nos últimos anos. A MediaMonitor tem ferramentas que permitem analisar como se processou a cobertura noticiosa do Caso Moderna.

O processo Moderna foi particularmente focado nos noticiários televisivos em Setembro de 2002, quando o nome de Paulo Portas aparece associado a este assunto. Nesse mês, os quatro canais abertos emitem mais de sete horas de informação regular sobre o tema. Em Outubro ainda há ecos na informação televisiva, mas nos dois últimos meses de 2002 o assunto deixa de ser referido.

Em 2003, o caso Moderna aparece recorrentemente todos os meses, sobretudo entre Abril e Junho, quando as notícias sobre o assunto continuam igualmente a fazer referências às ligações de Portas com a Universidade Moderna.

De Janeiro a Setembro de 2003, os quatro canais dedicaram a este assunto mais de cinco horas de informação regular, num total de 146 referências. A Sic foi o canal que mais notícias e mais tempo de informação lhe dedicou, garantindo 38.6% da sua exposição. A RTP1 foi o segundo canal com mais notícias e mais tempo de informação sobre o caso, com 33.3% da sua exposição. A TVI dedicou-lhe menos de uma hora no período, garantindo 16.4% da exposição, um pouco mais que os 11.8% da RTP2.

placeholder

Análise realizada com o software e-telenews.com da MediaMonitor.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais