Marktest apresenta TGI à comunicação social
A Marktest apresentou ontem, 17 de Setembro de 2008, o seu novo estudo, Target Group Index (TGI) num encontro com jornalistas.
Grupo Marktest, 18 setembro 2008

placeholder Realizado pela primeira vez na Grã Bretanha há quase 40 anos (desde 1969), o TGI é um estudo de referência mundial, que atravessa hoje quase 60 países em 6 Continentes. Em Portugal, o estudo foi implementado pela Marktest e ontem apresentado à comunicação social.

O TGI é um estudo single source que fornece informação sobre todas as componentes associadas ao consumidor:

  • Estilos de vida, valores e atitudes
  • Dados sócio-demográficos
  • Relação com a media
  • Comportamentos de compra
  • Consumo de produtos e utilização de serviços e preferência de marcas

Uma vez que é realizado de forma standard nos vários países onde está presente (embora possua a flexibilidade de se ajustar às especificidades de cada mercado), permite estabelecer comparações internacionais. O estudo tem uma base anual de 700 000 entrevistas representativas de um universo de mil milhões de consumidores em todo o mundo.

Em Portugal, o estudo representa o universo composto pelos residentes no Continente com idades entre os 15 e os 64 anos (6,7 milhões de indivíduos) e tem uma base amostral de 5000 entrevistas anuais.

A recolha de informação é contínua (excepto nos meses de Agosto e Dezembro). Depois de uma fase de recrutamento realizada telefonicamente (móvel e fixo), os entrevistados preenchem um questionário (disponível online ou em papel) que permite uma caracterização exaustiva dos seus hábitos de consumo, motivações e valores.

Nos primeiros dados a fornecer ao mercado, foram realizadas 5031 entrevistas, 46% das quais respondidas online. Foi obtida uma taxa de resposta (face aos indivíduos que inicialmente aceitaram colaborar com a Marktest) de 38%, uma das mais elevadas da Europa.

Os resultados do TGI serão disponibilizados ao mercado, numa primeira fase, através de duas plataformas tecnológicas totalmente desenvolvidas pela Marktest: o e-tgi, um visualizador online de informação, e o MRW/Marktab, um software de análise e exploração dos dados.

O estudo apresenta informação para 3000 marcas, agrupadas em 240 categorias de produtos representativos de 17 sectores de actividade.

No encontro com jornalistas, estiveram presentes Bárbara Gomes, Directora Técnica da Marktest, José Manuel Oliveira, Chief Operations Officer e Jorge Fonseca Ferreira, Chief Executive Officer.

Jorge Fonseca Ferreira salientou a importância de um estudo como o TGI para a implementação das estratégias de marketing e comunicação das empresas e a capacidade da Marktest em implementar um estudo desta dimensão no mercado nacional (a Marktest tem uma experiência de 28 anos a estudar o consumidor, a medir audiências e caracterizar os consumos de media da população, bem como a desenvolver software adaptado às necessidades dos mercados em que actua).

José Manuel Oliveira, pelo seu lado, referiu-se ao momento como um "passo importante para a Marktest e para o mercado, porque o estudo vai permitir que o consumidor português possa ser caracterizado e comparado com o de outros países do mundo".

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais