RTP1 e TVI com mais produção nacional
Segundo os dados do serviço Telereport da MediaMonitor, no primeiro semestre deste ano a RTP1 e a TVI foram os canais que mais emitiram programas produzidos em Portugal.
Grupo Marktest,  16 setembro 2008

placeholder As televisões nacionais RTP1, RTP2, SIC e TVI ofereceram, durante o primeiro semestre de 2008, 14 510 horas de programação (exclui publicidade e espaços de autopromoção), repartidos por 35 973 programas com duração igual ou superior a 5 minutos.

Estes programas foram maioritariamente produzidos em Portugal. Neste período, estes canais emitiram mais de 9 mil horas de programas de produção nacional, um valor que corresponde a uma média superior a 12 horas e 27 minutos diários por canal e a 62.5% da emissão televisiva do período.

A produção nacional foi mais relevante na RTP1, onde representou 73.3% da oferta programática do canal no período em análise. Pelo contrário, na RTP2 teve menor peso, representando 47.8% da emissão da estação. Na TVI a produção nacional teve igualmente um peso muito significativo na programação total, representando 72.5% da oferta do canal no semestre e na SIC estes programas representaram 59.5% do total.

placeholder

Em termos de audiência, a produção nacional representou 71.8% do consumo de televisão durante o semestre, o que significa que, em cada três minutos vistos de Tv, mais de dois foram de programas produzidos em Portugal.

Excepto na RTP2, onde não foi maioritária, a preferência dos espectadores pelos programas de produção nacional foi comum aos restantes canais. Foi mais expressiva na RTP1, onde representou 82.5% do consumo do canal, enquanto na RTP2 representou 40.0% do consumo. Na TVI, os programas produzidos em Portugal representaram 82.1% do consumo total do canal, enquanto na SIC eles representaram 57.3%.

placeholder

A produção nacional obteve assim um rácio positivo entre a oferta dos canais e a procura do público, com esta a superar aquela em 15%. Mas os programas produzidos no Brasil foram os que obtiveram melhor relação entre a oferta dos canais e o consumo do público, pois eles representaram 5.3% da oferta e 9.3% da procura, o que significa que esta esteve 75% acima daquela.

placeholder

Esta análise foi realizada com base em dados da Marktest Audimetria e da MediaMonitor, através da Markdata Media Workstation (MMW)/Telereport. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • IDEA Forum

    Este evento online é mais importante para todos os profissionais de Markteting que nas suas atividades procuram a equidade na informação. Este ano em particular, serão abordadas as transformações dos estudos de consumo através da integração de princípios de equidade de dados.

    3 a 4 de dezembro de 2024

    Insights Association

    inquiries@insightsassociation.org

  • CEO Summit

    20 a 22 de janeiro de 2025

    Insights Association

    Naples Grande, Flórida, EUA

    inquiries@insightsassociation.org