Noticiários mais vistos em 2005
Grupo Marktest,  25 maio 2005

placeholder De Janeiro a Abril de 2005, os noticiários foram o tipo de programa mais consumido pelos espectadores portugueses, revelam dados da Marktest Audimetria/MediaMonitor.

Uma análise dos dados relativos à audiência observada nos quatro primeiros meses de 2005 mostra como os noticiários foram o tipo de programas mais vistos pelos residentes no Continente com 4 e mais anos. Esta tipologia constitui, sozinha, 19.4% do consumo total de televisão neste período.

Se aos noticiários juntarmos as telenovelas, os écrãs publicitários e os talk-shows, temos mais de metade da audiência registada neste período (53.8% do consumo total de televisão).

Nestes quatro meses, a emissão dos quatro canais RTP1, 2:, SIC e TVI superou as 2877 horas, em média por canal. A maior oferta televisiva foi para os écrãs publicitários, que constituíram 9.0% da emissão total destes canais. Na segunda posição, encontramos os talk-shows, que representaram 8.3% das grelhas e em terceiro lugar, os filmes, com 8.0% do total.

Mais de metade da oferta (53.6%) concentrou-se em sete tipos de programas. Para além dos três citados, também os noticiários (7.6% do total), as séries (7.3%) e os magazines informativos (6.8%).

Por grandes grupos de programas, a ficção e a informação lideraram quer em oferta quer em procura. A ficção ocupou 23.2% do tempo de emissão destes canais e captou 30.5% da sua audiência. A informação, pelo seu lado, representou 18.6% das grelhas dos canais e 23.9% da sua audiência.

placeholder

Os programas de desporto foram, no entanto, os que registaram uma relação mais positiva entre a sua oferta e a sua procura, já que esta superou aquela em termos relativos. Estes programas representaram, nos primeiros quatro meses do ano,3.6% da emissão oferecida pelos canais e obtiveram 4.7% da sua audiência.

Esta análise foi realizada com o software Telereport da MediaMonitor para o período compreendido entre Janeiro e Abril de 2005. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais