Os targets da rádio

A análise dos dados do Bareme Rádio da Marktest permite concluir que a ocupação e a idade são as variáveis que mais diferenciam os indivíduos quando analisados os seus hábitos de audiência de rádio.

Grupo Marktest,  19 fevereiro 2009

A análise dos dados do Bareme Rádio relativos à percentagem de indivíduos que disse ter ouvido rádio na véspera, mostra que a ocupação e a idade são as variáveis mais discriminantes, pois são as que revelam maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos (medidas pelo desvio-padrão). Também na classe social se verificam comportamentos diferenciados no consumo de rádio.

É ainda possível observar que a região é a variável menos determinante no consumo de rádio, ao contrário do género, onde se observam consumos diferentes entre homens e mulheres.

Segundo os resultados do Bareme Rádio para o ano de 2008, 55.0% dos residentes no Continente com 15 ou mais anos afirmou ter ouvido rádio na véspera.

Os quadros médios e superiores são o target que observa maior afinidade com a rádio, com 74.3% de audiência acumulada de véspera. Os homens (62.8%), os indivíduos entre os 25 e os 34 anos (73.3%), os indivíduos das classe social alta (69.5%) e média alta (61.8%), tal como os residentes nas regiões do Grande Porto (62.8%) também registam valores acima da média. Os reformados e pensionistas, as domésticas, os indivíduos com mais de 64 anos e os pertencentes à classe social baixa, pelo contrário, evidenciam hábitos de escuta de rádio abaixo da média do universo.

Durante o ano de 2008, os momentos de maior audiência de rádio (numa análise para períodos de 15 minutos) aconteceram entre as 9 e as 9h15m, com 14.8% e entre as 11 e as 11h15m, com 14.6%. O gráfico mostra como o período da manhã é o mais relevante e como as audiências baixam substancialmente depois das 20 horas.

A análise tem como base os resultados anuais de 2008 do estudo Bareme Rádio da Marktest, que analisa o comportamento dos residentes no Continente, com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais