Programas de ficção com melhor relação de audiência

Uma análise dos dados do serviço Telereport da MediaMonitor ressalta que, em televisão, os programas de ficção são os que obtêm melhor relação entre a "oferta" e a "procura".

Grupo Marktest,  17 fevereiro 2009

As televisões nacionais RTP1, RTP2, SIC e TVI ofereceram, em 2008, 7 900 horas de programas de ficção, um valor que corresponde a uma média de cerca de 5 horas e 24 minutos diários por canal e a 22.5% da emissão televisiva do ano.

Estes programas foram os mais oferecidos aos portugueses neste período e foram também os mais consumidos, pois representaram 31.4 da audiência destes canais.

Os programas de ficção registaram ainda a melhor relação entre a "oferta" que estes canais lhes deram e a "procura" do público, pois, a sua quota de audiência esteve 40% acima da sua quota de emissão.

Na estrutura da emissão destes canais, os programas de informação constituem o segundo tipo mais frequente, representando 18.0% da emissão no período. Eles constituem também o segundo tipo de programa com mais audiência. Do total de minutos visionados em 2008, 22.6% foi relativo a programas de informação.

Os programas de divertimento foram o terceiro tipo mais frequente nos ecrãs destes canais e da sua audiência, tendo representado 15.9% da sua "oferta" e 18.2% da sua "procura".

No conjunto, os programas de ficção, informação e divertimento representaram 56% da oferta destes canais e 72% da sua audiência total.

Em 2008, para além dos programas de ficção, também os de informação, divertimento e desporto registam uma relação positiva (dada pelos valores superiores a 100% do índice Alpha) entre a sua emissão ("oferta") e a sua recepção ("procura").

Uma análise por canais mostra ainda que na RTP1 e na SIC os programas com melhor relação entre a emissão e a recepção foram o desporto (primeiro) e a informação (depois), na RTP2 foram os programas de ficção e os de juventude e na TVI os de desporto e os de ficção. A relação mais favorável entre a audiência obtida e a emissão oferecida foi observada nos programas de desporto da TVI, cuja procura mais do que duplicou a oferta, pois eles representaram 2.5% da programação do canal e 5.5% da sua audiência.

Esta análise foi realizada com base em dados da Marktest Audimetria e da MediaMonitor, através da Markdata Media Workstation (MMW). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais