Sócrates com avaliação negativa

O saldo de imagem do Primeiro-ministro baixou em Novembro, de acordo com o Barómetro Político Marktest, mostrando que os portugueses avaliam negativamente a sua actuação.

Grupo Marktest,  15 dezembro 2009

Os dados do Barómetro Político da Marktest de Novembro trouxe algumas alterações no que se refere à avaliação da actuação dos políticos e ao saldo de imagem correspondente (diferença entre as opiniões que classificam positivamente a sua actuação e aquelas que a classificam de forma negativa).

De acordo com os dados apresentados pela Marktest no seu Barómetro Político, o Presidente da República, Cavaco Silva, viu novamente o seu saldo de imagem baixar, facto que se vem acentuando desde Agosto. Com efeito, o Presidente da República alcançou em Novembro um saldo de 30.3%, menos 0.3% que no mês anterior, o que mostra que os residentes no Continente com 18 e mais anos classificam, na sua maioria, de forma positiva a sua actuação, mas que esse número tem baixado nos últimos meses.

Relativamente aos líderes partidários com assento parlamentar, observa-se uma subida generalizada, excepção feita ao Primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates.

Paulo Portas, presidente do CDS-PP, foi o líder com melhor imagem (14.6%), apresentando em Novembro uma ligeira subida (0.5%) face a Outubro. Seguiu-se Francisco Louçã líder do Bloco de Esquerda, com 11.7%, com uma subida mensal de 49%. Em terceiro lugar ficou Jerónimo de Sousa, com 5.6%.

O Primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates protagonizou a única quebra ao nível do saldo de imagem dos líderes partidários. Após o saldo de 0% registado em Outubro, José Sócrates chega a Novembro com -13%.

Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, viu o seu saldo de imagem subir entre Outubro (-46.7%) e Novembro (-40%). Ainda assim, mantém-se como o líder com o saldo de imagem mais baixo.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais