Cavaco Silva: a imagem em quatro anos de mandato

Cavaco Silva tomou posse há 4 anos, altura para um balanço da avaliação que os portugueses fazem da sua actuação, com base nos dados do Barómetro Político Marktest.

Grupo Marktest,  9 março 2010

Os resultados do Barómetro Político daMarktest de Fevereiro, mês que antecede o assinalar de quatro anos de mandato, mostram que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, obteve o saldo de imagem mais baixo desde Maio de 2006.

Os valores do saldo de imagem do Presidente da República Portuguesa, apresentados pelo Barómetro Político Marktest ao longo destes quatro anos de mandato, têm sido amplamente positivos.

De facto, Cavaco Silva nunca apresentou um saldo negativo, sendo o valor mais baixo de 11.8% registado em Março de 2006, o mês da sua eleição. Nos quatro meses seguintes o valor do seu saldo de imagem foi sempre aumentando, atingindo os 42.3% em Julho. Ao longo dos quatro anos em análise, o saldo de imagem mais elevado do Presidente da República foi de 47.4% em Novembro de 2007.

O Presidente da República obteve sempre um saldo de imagem positivo tanto junto dos inquiridos cuja intenção de voto é PS, como dos inquiridos em que a intenção de voto é PSD. Ainda assim, logo após a sua eleição, em Abril de 2006, o seu saldo de imagem junto dos eleitores PS não foi além de 7.6%, apresentando a partir desse mês um sentido ascendente até aos 51.8% em Julho desse ano. Entre os eleitores PS, o saldo de imagem mais elevado foi alcançado em Novembro de 2007 (71.8%).

Já nos eleitores cuja intenção de voto é PSD, a evolução do saldo de imagem de Cavaco Silva foi um pouco diferente. Se em Março de 2006 o saldo foi de 37.8%, logo no mês seguinte desceu para 36.0%, vindo a recuperar em Maio (55.8%). Entre os eleitores PSD, o saldo de imagem mais elevado foi alcançado em Setembro de 2006 (85.9%).

Em Fevereiro de 2010, o saldo de imagem geral de Cavaco Silva foi de 25.4%, mas entre os eleitores PSD foi de 71.8%, não indo além de 25.2% entre os eleitores PS.

O saldo de imagem é obtido através do Barómetro Marktest, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente, com 18 e mais anos. Este saldo resulta da diferença entre as opiniões que classificam positivamente a actuação dos políticos e as que a classificam negativamente, ponderada pelo peso das respostas expressas. Veja a Ficha Metodológica do Barómetro Marktest.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais