Fernanda Serrano entre as mais recordadas na publicidade

Fernanda Serrano entre as mais recordadas na publicidade

placeholder

Segundo o estudo Endorsement Tracking da Marktest, a actriz Fernanda Serrano está entre as personalidades que mais portugueses associaram a campanhas publicitárias no primeiro semestre do ano.

Grupo Marktest
13 setembro 2011

A actriz Fernanda Serrano foi a figura pública associada à publicidade dos iogurtes Activia, durante os primeiros seis meses de 2011, o que a levou a um dos primeiros lugares na tabela das personalidades com maior tempo de exposição publicitária em TV.

Os dados do estudo da Marktest, Endorsement Tracking, permitem-nos complementar essa informação com a recordação da personalidade, e ainda conhecer os grupos sociodemográficos com quem tem maior afinidade.

No primeiro semestre do corrente ano, Fernanda Serrano foi a quinta personalidade mais exposta em publicidade televisiva e a quarta cujos anúncios obtiveram mais audiência (GRPs). A sua recordação associada a publicidade atingiu o terceiro lugar. Se considerarmos as vinte personalidades com mais tempo de exposição em publicidade tv, verificamos que Fernanda Serrano foi a quinta mais eficiente [rácio de eficiência: 'tempo de exposição em televisão´ versus ´recordação´], deixando à frente quatro personalidades com menos exposição e menos audiência na televisão. Apenas duas dessas personalidades tiveram mais recordação publicitária do que a Fernanda Serrando: Cristiano Ronaldo e José Mourinho.

Em síntese, a figura Fernanda Serrano é umas das que reúne mais equilíbrio, pois sendo uma das personalidades com maior tempo de exposição e audiência (GRPs) publicitária em TV, é também uma das que consegue maior recordação publicitária.

Dos seis meses, Fevereiro foi o que registou maior tempo de exposição e audiência na televisão, de anúncios com esta figura pública, coincidindo com o maior valor de recordação e com melhor rácio de eficiência mensal: 'tempo de exposição em televisão´ versus ´recordação´. A marca Activia foi a única a que a Fernanda Serrano esteve associada em termos publicitários.

Quando analisamos a afinidade dos indivíduos que recordam a personalidade Fernanda Serrano no contexto publicitário, verificamos que, neste primeiro semestre, são as mulheres e os indivíduos dos 25 aos 54 anos, em especial os dos 35 aos 44 anos, que mais contribuem para a sua recordação. Ao nível da classe social não se registam diferenças entre as várias classes.

Considerando a figura João Manzarra, cujo caso apresentámos recentemente, observamos que, ao nível da recordação, são também as mulheres que registam maior afinidade, embora num nível inferior ao da Fernanda Serrano. É ao nível etário que, na comparação das duas figuras, se notam mais diferenças, pois é no grupo dos 15 aos 24 anos que a recordação do João Manzarra mais do que duplica face ao obtido no universo em estudo. Nas classes sociais alta, média alta e média, apresentam-se afinidades superiores.

Esta análise foi realizada com base nos dados disponíveis no estudo Endorsement Tracking da Marktest que, além da recordação de personalidades associadas a campanhas de comunicação publicitária, reúne também informação da MediaMonitor sobre tempo de exposição TV, audiência TV (GRPs) e Investimento TV.

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa