Portugueses “cortam” em restauração e férias
Portugueses “cortam” em restauração e férias
placeholder
De acordo com o novo estudo da Marktest Consulting, Consumo em tempos de crise: números e expectativas dos portugueses, as despesas em refeições fora de casa e em férias serão as que mais baixarão nos próximos meses.
Grupo Marktest
6 março 2012

placeholder Consumo em tempos de crise: números e expectativas dos portugueses é um novo estudo realizado pela Marktest Consulting que permite conhecer o comportamento dos portugueses relativamente ao consumo e avaliar quais as despesas que serão mais afectadas num cenário de contracção do consumo.

O estudo, cujo trabalho de recolha decorreu em Dezembro de 2011, mostra que 85% dos inquiridos considera que a situação financeira dos seus agregados familiares está agora pior que há um ano e 78% antecipa que ela estará ainda pior daqui a um ano.

Considerando as despesas onde se prevê ser maior a quebra em valor, as despesas em refeições fora de casa foram as que mais inquiridos referiram tencionar diminuir nos próximos 12 meses. 17.4% referiu que irá ser nestas despesas que a diminuição será maior em valor.

As férias no estrangeiro foram apontadas por 14.9% como as despesas com maior quebra em valor nos próximos meses, enquanto 8.5% apontou as férias em estabelecimentos hoteleiros em Portugal como as despesas que nos próximos 12 meses mais se reduzirá.

Entre as despesas onde se espera haver maior aumento em valor nos próximos 12 meses, as relativas a água, luz e gás da habitação, foram as mais apontadas, por 14.8% dos inquiridos.

Os gastos com transportes, onde se inclui igualmente o combustível, foram apontados por 13.3% e, a maior distância, as despesas com rendas de casa (ou prestações de empréstimos habitação), que 5.7% referiu serem aquelas onde se espera maior aumento em valor nos próximos 12 meses.

Consulte o folheto de apresentação deste estudo onde encontra mais detalhe sobre as áreas temáticas abordadas e contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais