Publicidade na Tv: Fernanda Serrano mais eficiente que Júlia Pinheiro

Publicidade na Tv: Fernanda Serrano mais eficiente que Júlia Pinheiro

placeholder

Uma análise dos dados do estudo Endorsement Tracking da Marktest revela que a associação de Fernanda Serrano à publicidade da marca Activia foi mais eficiente do que a de Júlia Pinheiro, tendo em conta a relação entre recordação publicitária, tempo de exposição e audiência em Tv.

Grupo Marktest
28 agosto 2012

No primeiro semestre do corrente ano, quando perguntámos aos inquiridos dos 8 aos 64 anos, residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, "Que personalidades conhecidas recorda ter visto em campanhas publicitárias, recentemente?", verificámos que cerca de metade recordou um ou mais nomes de personalidades. Considerando a publicidade exibida no meio televisão, constatamos que, no mesmo período temporal, 8.7% do tempo de exposição e 17% da audiência [GRPs] contêm figuras públicas.

Quando comparamos os rankings dos três indicadores atrás referidos [recordação, tempo de exposição e audiência], percebemos que quatro das personalidades mais recordadas não são as mais envolvidas em anúncios de televisão. A encabeçar a lista da recordação, surgem, tal como em 2011, Cristiano Ronaldo e José Mourinho. A personalidade que ocupou mais tempo e conseguiu maior audiência publicitária na televisão foi Martinho Silva, que protagonizou campanhas do Continente e Continente/EDP.

Só Júlia Pinheiro conseguiu uma posição no Top 5 dos três indicadores: 5ª na recordação, 4ª em tempo de exposição e 3ª na audiência de campanhas de televisão com pessoas conhecidas. Note-se que, durante os seis meses, esta figura pública protagonizou as campanhas da marca Danone/Activia e foi também essa a marca que lhe foi mais associada (cerca de 83% dos indivíduos que a recordaram).

No semestre homólogo de 2011, a escolha da Danone para a publicidade dos seus iogurtes Activia foi a actriz Fernanda Serrano. Quando comparamos os desempenhos das duas figuras públicas neste estudo, constatamos que a recordação obtida pelas duas protagonistas atingiu o mesmo valor. No entanto, a publicidade da televisão com Júlia Pinheiro envolveu mais tempo de exposição e praticamente o dobro da audiência [GRPs], do que a apresentada por Fernanda Serrano. Em síntese, a associação de Fernanda Serrano à Activia, foi mais eficiente ao nível da relação recordação/tempo de exposição em Tv e recordação/audiência em Tv.

Esta análise foi realizada com base nos dados disponíveis no estudo Endorsement Tracking da Marktest. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais