Colgate lidera exposição em linear e promoção em folheto
Colgate lidera exposição em linear e promoção em folheto
placeholder
De acordo com os dados dos serviços Precise e e-Foliotrack, da Marktest, a Colgate liderou tanto em exposição em linear de loja como em presença em folhetos promocionais na categoria de pastas dentífricas.
Grupo Marktest
8 janeiro 2013

Os dados do serviço Precise da Marktest indicam que na medição de espaço em cm's, tanto em Junho como em Novembro, a marca Colgate detém maior share of shelf. Observa-se também que, a par com a Sensodyne, é a única marca a apresentar crescimento, ocupando em Novembro 48.48% do linear de Pastas Dentífricas.

placeholder

O aumento das marcas Colgate e Sensodyne traduzem-se numa pequena perda da quota de espaço de linear por parte da Aquafresh. Contrariamente a Novembro, esta marca detinha em Junho um maior Share of Space que Sensodyne.

No entanto, na análise por Canal - considerando apenas Hiper e Super - a tendência mantém-se para os Hiper, sendo Colgate a líder em quota de espaço de linear. Para este canal Aquafresh perde e Sensodyne mantém o seu Share of Shelf, apresentando uma quota de espaço superior a Aqueafresh.

placeholder

Já no canal Super o cenário é ligeiramente diferente. Embora Colgate e Sensodyne aumentém a sua quota de espaço de linear, Aquafresh também acompanha a tendência e cresce 0.91% ocupando agora 17.49% do linear de Pastas Dentífricas. É também neste Canal que Aquafresh detém maior Share of Shelf face a Sensodyne.

placeholder

É no Pão de Açúcar que Colgate regista o maior crescimento ocupando, em Novembro, mais de metade do linear de Pastas Dentífricas. No entanto, no Pingo Doce verifica-se o contrário e ocupa agora -5.46% face a Junho.

Aquafresh regista a maior quebra de Share of Shelf no Jumbo. Nesta insígnia, ocupa apenas 10.18% do linear de Pastas Dentífricas. No Pingo Doce, a diminuição por parte da Colgate leva ao crescimento da marca Aquafresh, ocupando em Novembro, aproximadamente, ¼ do linear.

placeholder

No presente estudo, foi também analisado o Share of Assortment, através da contagem do número de Stock-Keeping Units (sku's) que constituem o sortido de cada marca.

Em termos de Share of Sku, podemos verificar que Colgate continua a liderar, apresentando 45,32%. No entanto, a marca Aquafresh apresenta um maior Share of Assorment que Sensodyne (14.09% face a 13.31%).

placeholder

Analisando por insígnia, verifica-se que Aquafresh apenas regista um maior Share of Assortment nas insígnias Continente e Pingo Doce (14.08% e 20.15%, respectivamente). Já Sensodyne, apresenta maior Share of Assortment na insígnia Pão de Açúcar - 15.28%.

Em termos de inserções em folheto, e através da plataforma e-Foliotrack, que reúne toda a informação sobre folhetos promocionais para o sector da Grande Distribuição, baseamos as nossas análises também em Pastas Dentífricas, considerando todos os meses desde Janeiro até Novembro de 2011 e 2012.

placeholder

Analisando o número de inserções em folheto por marca é claro o destaque da Colgate. Esta marca acentua a sua presença em folhetos, em 2012, e lidera a categoria com 325 inserções. Com um SOV (Share of Voice) de 13.93%, Aquafresh regista uma pequena quebra no número de inserções face a 2011. Assim como, Sensodyne e Denivit.

A título de curiosidade, é nas insígnias Continente, Schlecker e Eleclerc que se registam o maior número de inserções desta categoria (77, 71 e 57, respectivamente).

Se analisarmos as inserções em folheto associadas a Promoções, podemos concluir que, mais uma vez, a marca Colgate destaca-se das restantes, registando este ano 460 inserções com acções promocionais, mais 151 que em 2011. Sensodyne contraria a tendência e perde 6 inserções face ao ano anterior.

placeholder

Colgate é também a marca que mais inserções apresenta com as promoções de desconto % em cartão e LxPy. Aquafresh que em 2011 apresentava valores próximos da concorrente Colgate, está agora distante embora registe um crescimento face ao ano anterior.

Das 22 inserções que Sensodyne regista este ano, apenas uma é de Desconto em %. Não apresentando assim, qualquer inserção com promoção de desconto % em cartão ou LxPy (para esta registou apenas 4 em 2011).

placeholder

Esta análise foi realizada pelo Departamento de Estudos para a Grande Distribuição da Marktest para as categorias de Pastas Dentífricas.

Os estudos da Marktest Retail utilizados foram o e- Foliotrack - Análise de Folhetos, e o Precise - Auditoria Ponto Venda, este último na vertente espaço ocupado no linear em cm's e contagem de sku's que compõem o sortido de loja.

A amostra de lojas utilizada no estudo Precise foi distribuída por Portugal Continental nos canais Hipers e Supers.

As medições de linear foram efectuadas em cm's através da medição com fita métrica, tendo sido recolhido o espaço ocupado por marca de Pasta Dentífricas, não sendo feita qualquer distinção entre Pastas Dentífricas e de Sensibilidade.

Consulte a metodologia do Precise e do e-Foliotrack nas respectivas páginas:

Precise

e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais