Novamente o Iraque

placeholderNas primeiras semanas de Novembro o tema Iraque voltou a dominar os noticiários. Entre outros assuntos relacionados com o conflito, debateu-se o envio de tropas da GNR, os ataques às forças da Coligação e mais recentemente o ataque que teve como alvo um grupo de jornalistas portugueses.

Analisando apenas os noticiários dos 4 canais aerial da Televisão (RTP1, RTP2, SIC e TVI) para o período compreendido entre o dia 1 de Novembro e o dia 16 de Novembro de 2003, podemos observar que foi emitido um total de 215 notícias ao longo de mais de 8 horas e 47 minutos.

Dos quatro canais analisados, foi a TVI que mais notícias emitiu sobre o tema (75), seguindo-se a RTP1 com 62 notícias. A SIC e a RTP2 transmitiram no mesmo período respectivamente 48 e 30 notícias sobre este tema.

Relativamente à duração das notícias emitidas, foram também a RTP1 e a TVI que mais tempo dedicaram a este assunto, com cerca de 3 horas e 21 minutos (TVI) e cerca de 2 horas e 19 minutos (RTP1). As notícias sobre este tema tanto na SIC como na RTP2 não atingiram as 2 horas de duração, sendo que a SIC emitiu cerca de 1 hora e 52 minutos de notícias sobre o Iraque e a RTP2 cerca de 1 hora e 15 minutos.

placeholder

Esta análise foi elaborada com base no software e-telenews da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 16 de Novembro (invlusive) e apenas para os canais aerial de Televisão.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 2ª Jornadas Técnicas da Imprensa Regional

    2ª edição destas Jornadas Técnicas da Imprensa Regional, com sessões presenciais, gratuitas, com espaço para formação, debate e networking entre diretores, jornalistas e outros profissionais dos media regionais.

    17 de abril a 19 de junho de 2026

    Associação Portuguesa de Imprensa

    Fundão, Lisboa e Vila Real

    [email protected]

  • Lisbon Summit AI

    O objetivo deste summit é reunir líderes do setor e inovadores em IA para promover aplicações práticas e impulsionar o debate e desenvolvimento da inteligência artificial no país.

    8 de junho de 2026

    Confinn

    Centro de Congressos de Lisboa

    [email protected]