Inaugurações dos Estádios Euro 2004

Já foram inaugurados os estádios dos três principais clubes de futebol portugueses: em Agosto, o Sporting foi o primeiro; seguindo-se o Estádio do Benfica (em Outubro) e no fim de semana passado foi a vez do Futebol Clube do Porto.

A transmissão dos programas relativos à festa de inauguração de cada um deles seguiu um padrão semelhante, apesar de a transmissão da inauguração dos estádios do Sporting e do Porto terem sido asseguradas pela RTP1 e da inauguração do estádio do Benfica ter sido transmitida pela TVI: em cada um dos casos a festa de inauguração propriamente dita foi repartida em 3 emissões seguindo-se a transmissão de um jogo de futebol.

Analisando os programas relativos às festas de inauguração dos três estádios, podemos observar que em qualquer dos casos a emissão que obteve maior audiência média (rat%) assim como maiores níveis de share foi a que se seguiu ao bloco noticioso das 20H. Das três festas de inauguração, a que obteve melhores níveis tanto de share como de audiência média foi a do Benfica, apesar da festa do Estádio do Dragão ter ficado muito próxima em termos de audiência média.

placeholder

Analisando o desempenho destes programas com o dos respectivos canais, podemos observar que à excepção da primeira emissão da festa de inauguração do Estádio do Sporting, todas as emissões tiveram um desempenho positivo (coeficiente alpha *), apesar de as emissões que tiveram início após os respectivos noticiários terem sido as que mais contribuíram para o bom desempenho do canal. Das emissões iniciadas logo após os blocos informativos, a inauguração que assegurou um melhor índice alpha foi a correspondente à festa do Benfica. Finalmente, a festa de inauguração do Estádio do Sporting, apesar de nas anteriores emissões ter obtido índices alpha inferiores, consegue obter um contributo melhor para o desempenho do canal com a última emissão da festa de inauguração.

placeholder

Sobre este assunto, veja também a análise já efectuada pela MediaMonitor sobre o jogo realizado na inauguração do estádio a Nova Luz.

* O Coeficiente Alpha compara a audiência do programa com a audiência do canal. Veja nota metodológica.



Nota Metodológica:

Avalia a eficiência do evento, isto é, a relação entre o total de minutos contactados e o total de minutos emitidos, reflectindo o contributo daquele evento para os níveis de audiência do canal.

placeholder= 100: O suporte/evento em análise apresenta um peso equivalente à média global do respectivo canal.

placeholder< 100: O suporte/evento apresenta um desempenho inferior à média global do canal.

placeholder> 100: O suporte/evento contribui positivamente para o desempenho global do respectivo canal, dado apresentar uma audiência média superior à média global do canal.


Exemplo

ProgramaAlf%
Evento C294.9

Poderemos concluir que o Evento C contribui positivamente para o desempenho do respectivo canal, dado apresentar uma audiência média quase três vezes superior à do canal.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais