Políticos em baixa Quando questionados pelo Barómetro Marktest/DN/TSF de Outubro, acerca da actuação dos políticos, os portugueses revelam claramente uma imagem negativa. A excepção a este panorama continua a ser o Presidente da República, Jorge Sampaio e o Presidente da Assembleia da República, Mota Amaral. Mesmo assim, o saldo de imagem dos dois máximos representantes da soberania nacional desce em Outubro face ao mês anterior. Dos políticos considerados, Mota Amaral é aquele que tem o tempo de exposição televisiva mais reduzido, não chegando a 6 minutos. Ainda assim, mantém uma percentagem de aprovação aproximada entre Setembro e Outubro (45.7% e 44.5%, respectivamente). Já o Presidente da República, que viu o seu tempo de exposição aumentar de Setembro para Outubro, de uma 1 hora e 33 minutos para 4 horas e 20 minutos, desceu acentuadamente em termos de saldo de imagem, nos dois meses referidos, passando de 82.9% para 73%.
Carlos Carvalhas (secretário geral do Partido Comunista Português), surge como o segundo líder partidário com saldo de imagem mais baixo: -24%. É de salientar que este líder teve, durante o mês de Outubro, uma das maiores exposições televisivas dos últimos sete meses, utrapassando as 2 horas. O terceiro político com pior imagem é Paulo Portas, líder do Partido Popular. Ainda que, de Setembro para Outubro, o seu saldo de imagem tenha subido 16 pontos percentuais, este permanece negativo, estando agora nos -20%. Também a sua exposção televisiva diminuiu. Depois de em Setembro ter sido o líder partidário com maior exposição, em Outubro a sua presença televisiva ficou-se pelos 39 minutos. O primeiro ministro e líder do PSD, Durão Barroso também tem tido o seu seu saldo de imagem negativo (excepção feita ao mês de Junho), chegando a Outubro com um saldo de –14%. Em termos de exposição e depois de no mês de Setembro não ter ido além de 1 hora e 50 minutos, em Outubro, o primeiro ministro obteve a maior exposição televisiva do ano: 6 horas e 27 minutos. O único líder partidário com um saldo de imagem positivo é Francisco Louçã, com 23% (que correpondeu a um aumento de quase 15 pontos percentuais relativamente a Setembro). Para além disso, a sua exposição televisiva também tem vindo a aumentar desde Julho, sendo em Outubro o terceiro líder partidário com maior exposição (com 2 horas e 26 minutos). NOTA – Os valores relativos à imagem de cada líder referem-se ao saldo das respostas que consideram a sua actuação positiva ou negativa (um saldo positivo significa que mais pessoas consideram positiva que negativa a actuação do líder, e vice-versa). Clique nos Gráficos
O Barómetro Marktest/DN/TSF tem a seguinte Ficha Metodológica. |
Notícias
- Geração Z: a mais interessada e ativa na partilha de conteúdos sobre Férias e Viagens
- Simpatia e Honestidade são os atributos mais valorizados para participação em publicidade
- O que mudou em Portugal na última década? Despesas camarárias em cultura aumentaram 75%
- 4,3 milhões de portugueses compram livros
- Protagonistas da informação em maio de 2025
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- What Does It All Mean? Storytelling for Insights Professionals
Neste evento online, será discutido com os participantes os fundamentos do “Story Telling” e a sua aplicação aos estudos de mercado.
18 de junho de 2025
ESOMAR
- Apodemo Talk - O mercado do medicamento em Portugal
A Apodemo realiza mais uma edição das Apodemo Talk, desta vez subordinada ao tema do mercado do medicamento em Portugal.
30 de junho de 2025
APODEMO
Edifício Monumental, Saldanha, Lisboa