Comentadores Tv

Às terças, quintas e domingos, os noticiários da SIC e da TVI contam com a presença regular de comentadores “residentes”, que partilham com o público opiniões, estados de espírito, sugerem leituras, comentam acontecimentos, frases ou políticas.

Com recurso ao software e-telenews da MediaMonitor, é possível avaliar o impacto que a presença destes comentadores tem na audiência das notícias que comentam.

A análise apresentada tem como base as terças, quintas e domingos do mês de Outubro de 2003 e compara a audiência das notícias comentadas face às restantes emitidas em cada um dos programas em que intervêm.

À terça feira, o Jornal da Noite da SIC recebe Santana Lopes e o Jornal Nacional da TVI conta com a presença de Miguel Sousa Tavares. Já à quinta feira, é a vez da SIC receber no seu noticiário da noite Manuel Maria Carrilho, enquanto António Perez Metello faz os comentários no jornal da TVI. Finalmente, o domingo é dia de receber Pacheco Pereira na SIC e Marcelo Rebelo de Sousa na TVI.

Os gráficos apresentam os indicadores de audiência (audiência média) das notícias comentadas por estas personalidades comparativamente com as restantes notícias emitidas nesses dias nos respectivos programas.

Da sua análise resultam algumas conclusões gerais: por um lado, o Jornal Nacional no período em análise obtém sempre valores de audiência média mais elevada do que o Jornal da Noite; por outro lado, as notícias comentadas na SIC por Santana Lopes e Manuel Maria Carrilho obtêm no período em análise uma audiência média ligeiramente superior à audiência média das restantes notícias do Jornal da Noite; finalmente, refira-se o resultado conseguido pelas notícias comentadas por Marcelo Rebelo de Sousa, que obtêm valores de audiência média significativamente superiores às dos restantes comentadores, bem como às restantes notícias emitidas no Jornal Nacional de domingo, para o período considerado.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais