Portugueses e a justiça: opiniões dividem-se

placeholderNuma sondagem recentemente realizada pela Novadir, os portugueses mostraram-se divididos face ao grau de confiança na justiça.

Dos inquiridos pela Novadir, 47.5% afirmaram estar nada ou pouco confiantes na justiça portuguesa; 51% mostraram-se algo ou muito confiantes, não tendo respondido à questão 1.5% dos entrevistados.

Os jovens e os residentes na região Sul mostraram-se os mais pessimistas: 56.1% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos afirmaram estar nada ou pouco confiantes na justiça, a mesma opinião que partilharam 53.5% dos residentes no Sul. Os homens e indivíduos entre os 45 e os 64 anos mostraram-se os mais confiantes: 12.0% e 12.6, respectivamente, afirmaram ter muita confiança na justiça portuguesa.

A sondagem da Novadir colocava ainda uma outra questão: quais os dois órgãos de soberania portugueses em quem mais se confia. Sobre este assunto, o Presidente da República aparece como o mais referido, por 63.5% dos inquiridos; 31.5% refere os tribunais, 21.2% as forças militares e para-militares, 17.8% a Assembleia da República e 10.5% o Governo. Há 8.5% de inquiridos que afirma que nenhum destes órgãos merece confiança e 2.3% não sabe ou não responde à questão.

placeholder

Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Novadir. Amostra aleatória de 600 entrevistas telefónicas (308 mulheres), realizadas a indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e 64 anos, residentes em localidades com mais de 10 mil habitantes de Portugal Continental em lares com telefone fixo, nos dias 5 e 6 de Novembro de 2003. Para um intervalo de confiança de 95%, a semiamplitude máxima de erro é de +/- 3.99%.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Generative AI Summit

    Um evento para explorar as últimas inovações em IA, conhecer os principais líderes e descobrir novas estratégias.

    11 a 13 de abril de 2026

    IQPC Ltd e AI Data & Analytics Network

    Novotel London West, London, UK

    [email protected]

  • DIGITAL MARKETING EUROPE 2026 7th EDITION

    Conferência internacional para marketers, criadores de conteúdo, analistas de informação e anunciantes. É um evento anual que reúne mais de 500 líderes de marketing, provenientes de mais de 200 empresas e representando mais de 15 sectores de atividade.

    14 a 16 de abril de 2026

    UAB DATA MINER

    Hotel Olissippo Oriente, Lisboa

    [email protected]