2,1 milhões de menções nas redes sociais

2,1 milhões de menções nas redes sociais

Os dados do Social Media Explorer do Grupo Marktest revelam que, em 2017, o número de menções a marcas ultrapassou os 2,1 milhões.

Grupo Marktest
23 janeiro 2018

Os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest mostram que ao longo de 2017 se registaram 2,1 milhões de menções às marcas que compõem o seu painel fixo de marcas monitorizadas (denominado Barómetro de Marcas) em sites como Facebook, Twitter, Google+, Blogs, Fóruns, Youtube e Notícias RSS.

O sector automóvel foi aquele que obteve um maior número de menções durante o ano, com mais de 22% do buzz social, seguido do sector de tecnologia e equipamentos (16.5%) e bancos (9.7%).

Durante o ano, registou-se uma média de 5895 menções por dia a estas marcas, tendo-se observado um mínimo diário de 3057 menções (no 1º dia do ano) e um máximo de 8662 menções, no dia 7 de fevereiro, num dia em que a Super Bock e o festival Super Bock Super Rock foram as mais mencionadas. Nesse dia, a marca confirmava a presença de Tyler The Creator, que atuaria pela primeira vez no nosso país no dia 14 de julho, presença que viria posteriormente a ser cancelada.

Tal como analisámos já na nossa newesletter ( ver artigo), a Apple foi a marca mais mencionada ao longo do ano, responsável por 6.8% de share of buzz, seguida da Google e da EDP.

Entre os vários sites em análise, TAP, Apple e Google foram as marcas com mais menções no Facebook, Apple, Google e Continente foram mais referidas em Blogs, Apple, McDonald's e MEO Sudoeste obtiveram mais exposição no Twitter, os sites noticiosos mencionaram mais Apple, Google e CGD, no Youtube foram mais mencionadas a Apple, a Google e a Kinder e, em fóruns, foram a Renault, a Opel e a BMW as mais referidas.

Como curiosidade, refira-se ainda que, nos casos de marcas como Zara, Google e Continente, mais de dez por cento das suas menções foram encontradas em Blogs. No conjunto das 50 marcas mais mencionadas, o peso dos Blogs foi maior nestas 3 marcas.

O Marktest Social Media Explorer é um serviço que monitoriza conteúdos veiculados nos social media relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Novelas

    17 agosto 2018

    CORREIO DA MANHA, SEXTA

    pag. 18

    Sem Autor

  • Mais smartphones

    17 agosto 2018

    CORREIO DA MANHA, PRINCIPAL

    pag. 36

    Sem Autor

ver mais

Em Agenda ver mais