Figuras públicas na publicidade: que atributos?

Figuras públicas na publicidade: que atributos?

placeholder

Segundo o estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest, para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social uma figura pública deve ser honesta e credível, mas há outros atributos importantes.

Grupo Marktest
24 setembro 2019

Quando questionados sobre os atributos ou características pessoais que uma figura pública deve possuir para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social, a honestidade e a credibilidade foram consideradas as mais importantes pelos entrevistados no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest.

Numa escala de 1 (nada importante) a 10 (muito importante), ambos os atributos obtiveram uma classificação média de 8.85. Um valor aproximado foi registado pelo atributo simpatia, seguido de competência. Pelo contrário, a juventude e a beleza foram os atributos menos valorizados para a participação de figuras públicas em publicidade.

Mas os atributos pessoais estão relacionados com o sector de atividade do produto ou serviço a comunicar.

Se se trata de um produto para a beleza do rosto, corpo ou cabelo, os portugueses entendem, de forma clara, que o atributo pessoal mais importante é a beleza. Já se o produto é do sector farmacêutico, o atributo mais importante é a credibilidade e se se tratar de uma campanha de sensibilização social, é a honestidade o que se considera mais importante.

No sector da puericultura, o destaque vai para a maturidade, nas viagens e turismo, para a simpatia, nas bebidas não alcoólicas, para o sentido de humor e nas alcoólicas, para a sobriedade.

O estudo Figuras Públicas e Digital Influencers procura conhecer a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas e aos influenciadores digitais e a sua associação à publicidade. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais