Grande distribuição lidera recordação publicitária
Grande distribuição lidera recordação publicitária
placeholder
O estudo Publivaga mostra como, nos oito primeiros meses de 2022, a publicidade das marcas da grande distribuição está mais presente na mente dos consumidores.
Grupo Marktest
6 setembro 2022

"A que marcas recorda ter visto, lido ou ouvido publicidade recentemente?" Esta é a pergunta colocada no estudo Publivaga da Marktest, que analisa o Universo dos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos, e que constitui a base do indicador recordação de publicidade genérica.

Analisando os resultados de janeiro a agosto de 2022, observa-se que o Top 3 semanal foi sempre ocupado por insígnias de Super/hipermercados e, praticamente sempre (excepto uma semana), pelas mesmas insígnias, embora com alternância de posições - Continente, Lidl e Pingo Doce.

As 3 insígnias concentram, em média, cerca de 44% de referências, com valores semanais a variar entre 33% e 53%.

Em 18 semanas, o quatro lugar também pertenceu também a um super/hipermercado - Intermarché e, nas restantes 16 semanas, a quarta e quinta posições foram ocupadas por operadoras de Telecomunicações, marcas de desporto e lojas de eletrónica.

O Continente liderou em 19 semanas, atingindo o seu melhor valor na semana 27 (2ª de julho). O Pingo Doce ocupou a primeira posição em 8 semanas, atingindo o seu máximo na semana 14 (2ª de abril), que foi até agora, o melhor valor semanal do ano. E o Lidl está no 1º lugar em 7 semanas, atingindo o seu máximo na semana 34 (última de agosto). O Intermarché, embora não tenha liderado, ganhou recordação a partir da 1ª semana de junho, o que lhe permitiu aproximar-se dos 3 líderes e assegurar o quarto melhor valor de recordação genérica.

placeholder

No acumulado das 34 semanas em análise, depois das 4 insígnias alimentares (Continente, Lidl, Pingo Doce e Intermarché), seguem-se 2 operadoras de telecomunicações - Vodafone e MEO (a NOS fica em 8º), a marca de desporto Nike em 7º lugar (Adidas ocupa o 10º) e a Worten em 9º.

Esta análise tem como base o Publivaga, um estudo regular da Marktest que permite conhecer a recordação e a memorização da publicidade das marcas, sendo um instrumento de referência na medição da eficiência das campanhas publicitárias. A informação apresentada nesta análise tem por base o universo constituído pelos indivíduos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org

  • Q2024

    Esta conferência tem como tema "Estatísticas Oficiais como Pilar da Democracia"

    4 a 7 de junho de 2024

    INE e Eurostat

    Centro de Congressos do Estoril, Estoril

    q2024@leading.pt