Crianças: pouco tempo com a família

As crianças entre os 6 e os 14 anos dedicam a maior parte do seu dia às tarefas escolares e às actividades de tempos livres, dedicando apenas 2,6 por cento do dia às tarefas domésticas e à família, segundo os resultados do Inquérito à Ocupação do Tempo realizado pelo INE.

O tempo das crianças é maioritariamente ocupado pelo sono (uma média diária de pouco menos de dez horas), pelas actividades escolares e extracurriculares, numa média de seis horas diárias, seguindo-se as actividades de tempo livre, que ocupam cerca de cinco horas diárias e as refeições (duas horas).

Ocupações residuais são a higiene (47 minutos) e as actividades domésticas e em família, com 47 e 37 minutos respectivamente. Nas últimas, as crianças ajudam essencialmente na preparação de refeições, a pôr a mesa, a lavar a louça, na arrumação da casa e nas compras. Contudo, à medida que vão crescendo a participação nas tarefas domésticas aumenta, principalmente entre as raparigas.

Relativamente às actividade domésticas e de tempos livres, a tipologia das famílias é determinante. Nas famílias monoparentais, as crianças ajudam mais na preparação das refeições e menos na arrumação da casa e têm também menos tempo livre do que as crianças que vivem em famílias constituídas por um casal.

Nas famílias com mais do que uma criança, o desporto é mais evidente, enquanto que a leitura, os jogos de computador e a televisão são mais frequentes em famílias com uma única criança. No geral, as crianças apresentam reduzida diversidade de actividades de lazer, passando a maior parte do seu tempo a ver televisão.

Fonte: INE, Inquérito à Ocupação do Tempo, 1999



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa