Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação

placeholderO Instituto Nacional de Estatística (INE), realizou no mês de Junho de 2003, e em conjunto com a Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), um Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias.

Segundo este estudo, mais de 38% dos agregados familiares possuiam computador e 21.7% tinham ligação à Internet. Os agregados de Lisboa e Vale do Tejo e os do Alentejo eram, respectivamente, os que tinham níveis de posse mais e menos elevados.

Em termos de utilização, a Região Autónoma dos Açores foi aquela onde se verificaram as percentagens mais baixas.

placeholder

placeholder

No que respeita à população em estudo que obteve maiores percentagens de utilização de computador e de Internet, verifica-se que esta é, de um modo geral jovem (entre os 16 e os 24 anos), com um grau de ensino Secundário ou Superior, sendo estudantes ou empregados.

A maior parte dos utilizadores que utiliza esta tecnologia, fá-lo como veículo de perquisa de informação acerca de bens e serviços. Efectivamente, 49.4% leu ou fez download de revistas e jornais on-line, 43.4% utilizou este meio para jogar ou fazer download de jogos, música, vídeo e imagens e 77.5% utilizou para receber e enviar e-mails.

Considerando a população que utiliza computador e, observa-se que a maioria o faz pelo menos uma vez por dia (considerando os dias úteis): 67.7% em termos de utilização de computadore e 50.4% para a Internet.

Os locais de utilização destas tecnologias são sobretudo a casa e o local de trabalho.

No que respeita ao uso de computador e Internet para comércio electrónico, esta forma de comércio é utilizada por 9% dos utilizadores de Internet. Os bens e serviços mais comprados/encomendados foram acções na bolsa/serviços financeiros/seguros (43.1%), livros/revistas/jornais/material de e-learning (39.9%).

Consulte aqui a síntese da Nota Metodológica disponibilizada pelo INE.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • 30º Congresso APDC

    “Reinventing with Technology” é o tema do Congresso da APDC, este ano apresentado forma híbrida. Estão previstos painéis de discussão, entrevistas, oradores e sessões de networking em Lisboa e online.

    12 a 13 de maio de 2021

    APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Lisboa e Online

    congresso@apdc.pt

  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR