Corrupção na GNR: o acontecimento da semana

Os alegados casos de corrupção envolvendo agentes da GNR foram apontados como o acontecimento mais negativo da semana de 1 a 7 de Novembro por 10.0% dos inquiridos em sondagem realizada pela Marktest para a Marktest.com, através do seu omnibus telefónico Fonebus.

Se juntarmos a estas referências as que citam casos envolvendo eventual corrupção na PSP ou as relativas ao caso Mª José Morgado/Judiciária, a percentagem sobe para 13.5%, revelando assim um desagrado dos lisboetas e portuenses face à situação que envolve os agentes da autoridade.

A queda de um avião no Luxemburgo, de que foi vítima mortal uma hospedeira portuguesa, foi o segundo acontecimento mais negativo da semana em causa, motivando 9.6% das respostas.

Referências ainda para o caso dos reféns em Moscovo, que mostra ter ficado bem na memória dos inquiridos, passadas que são quase três semanas sobre estes acontecimentos: são ainda referidos por 5.2% dos entrevistados.

O terramoto em Itália (4.8%) e o aparecimento de dois corpos de criança em Angola (4.4%) foram também apontados como acontecimentos negativos a marcar os últimos sete dias.

Há ainda 37.7% de inquiridos que refere um conjunto alargado de acontecimentos que classificam como negativos e que passam, por exemplo, pelo novo pacote laboral, pelos acidentes rodoviários, atentado de Bali, ou as guerras israelo-palestiniana ou do Iraque. A esta questão não sabe responder 29.9% dos inquiridos.

Quanto ao acontecimento positivo da semana, 14.3% dos lisboetas e portuenses diz que nada aconteceu de positivo no período. Os que referem acontecimentos concretos indicam maioritariamente as investigações e detenções sobre os alegados casos de corrupção na GNR (7.2% das referências), que se revela assim ter sido o caso com maior impacto na opinião pública neste período. Outros acontecimentos são indicados por 13.5% dos indivíduos e 63.7% afirma não saber responder à questão, havendo ainda 1.2% de inquiridos que não respondem.

A sondagem foi realizada pela Marktest no dia 7 de Novembro. Consulte a Ficha Metodológica aqui.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais