A saída de Durão Barroso nas notícias
Grupo Marktest, 12 julho 2004

placeholder No dia do anúncio da renúncia de Durão Barroso ao cargo de Primeiro-Ministro e candidatura à Presidência da Comissão Europeia (25 de Junho), os principais canais de televisão portuguesa dedicaram a este tema 55 minutos da emissão dos seus noticiários regulares, num total de 22 notícias, distribuídas pela RTP1, 2:, SIC e TVI, segundo os elementos do Telenews da MediaMonitor.

Já no que respeita às notícias relacionadas com o Euro 2004, estas totalizaram 127, correspondendo a 5 horas de emissão.

placeholder

A Dois, foi o único canal a dedicar, tendo em conta o total de notícias divulgadas neste canal, o maior número de notícias à saída de Durão Barroso do cargo de Primeiro Ministro (37.5% do total de notícias dedicado a este assunto, contra 25% relativo ao Euro 2004).

Os restantes canais (RTP1, TVI e SIC) dedicaram a grande maioria das suas notícias ao Euro 2004, (respectivamente 48.5%, 66.2% e 78% do total de notícias).

No que respeita ao número de horas de emissão, observa-se que a TVI foi o canal que dedicou menos tempo de emissão total a notícias relacionadas com Durão Barroso e mais tempo de emissão total aos acontecimentos relacionados com o Euro 2004.

Já em termos relativos, a SIC foi o canal a dedicar mais tempo ao Euro 2004: do total do número de horas de emissão, 80% foi dedicado a este tema e os restantes 20% repartidos igualmente entre as questões relacionadas com Durão Barroso e as restantes notícias do dia.

Seguiu-se a TVI, onde 69% do tempo noticioso se relacionou com o Euro 2004 e a RTP1, com 54%.

A Dois dedicou 33% do seu tempo de emissão de notícias às referentes ao Euro 2004 e 39% de notícias referentes à saída de Durão Barroso.

placeholder

Esta análise foi elaborada com o e-telenews.com da MediaMonitor.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais