Seguir o Euro pela net?
Grupo Marktest,  12 julho 2004

placeholderDesde o início de Maio até 11 de Julho, os sites dos principais jornais desportivos registaram um acréscimo de 19% no número de utilizadores únicos relativamente ao período homólogo de 2003, de acordo com os dados do Netpanel meter da Marktest.

No período considerado, foram 350 mil os portugueses de 4 e mais anos que visitaram, a partir de casa, os sites dos jornais desportivos A Bola, O Jogo e Record. Este número corresponde a 24.6% do total de internautas do período. Comparativamente ao mesmo período de 2003, este valor corresponde a um acréscimo de 19% no número de utilizadores únicos destes sites.

placeholder

De 1 de Maio a 11 de Julho de 2004, foi o o jornal online A Bola o que recebeu maior número de visitantes, um total de 273 mil, mais 12.3% do que no período homólogo do ano anterior. O Record online teve 238 mil utilizadores únicos no mesmo período, mais 24% do que no ano transacto. Mas foi O Jogo online aquele que registou maior aumento face a 2003 - os seus 183 mil utilizadores únicos em 2004 correspondem a um crescimento de 53.8% face àquele período.

Numa análise por dias, vemos como o número de utilizadores destes três jornais desportivos online em 2004 é sempre superior ao registado no mesmo período de 2003, havendo apenas seis excepções.

placeholder

Se analisarmos o comportamento destes jornais online para os dias em que decorreu o Euro 2004 e semana seguinte, vemos como os maiores picos na sua audiência correspondem aos dias que se seguiram aos jogos de Portugal (assinalados a verde e vermelho no gráfico). O maior número de utilizadores únicos destes jornais online, para o período considerado, registou-se no dia 11 de Julho, quando 82 000 indivíduos diferentes visitaram estes site. O segundo momento mais importante foi registado no dia 7 de Julho, quando 77 000 indivíduos acederam a jornais desportivos online.

Para o período que corresponde exclusivamente aos dias em que decorreu o Euro, o dia de maior audiência registou-se no dia 13 de Junho, logo após o início do Campeonato e o primeiro jogo da selecção nacional, quando 76 000 indivíduos diferentes visitaram estes site. O segundo momento mais importante foi registado no dia 25, logo depois da selecção ter passado às meias-finais ao derrotar a equipa inglesa, quando 74 000 indivíduos acederam a jornais desportivos online. A 21 de Junho havia-se entretanto registado um outro momento importante, quando 71 000 internautas acederam a estes sites, um dia depois de Portugal ter vencido a selecção espanhola.

placeholder

Curioso é o facto de alguns jornais desportivos online espanhóis verem a sua audiência aumentar durante o período em que decorreu o Euro entre nós. É o caso do jornal online Marca, que recebeu 65 mil utilizadores únicos, e do www.as.com, com 35 mil utilizadores únicos.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, o estudo que analisa o comportamento dos portugueses na utilização da Internet, a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este estudo.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais