Os melhores da Selecção
Grupo Marktest, 15 julho 2004

placeholderplaceholder

Os indivíduos da Grande Lisboa e Grande Porto, entrevistados pelo Fonebus da Marktest, elegeram Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo como os melhores jogadores da selecção portuguesa no Euro 2004, ambos com 21.1% de referências.

A estes jogadores seguiu-se Figo e Maniche, com 16.8% e 14.1%, respectivamente; 17,5% referiu outros jogadores e 9.4% não respondeu ou não soube responder à questão.

Analisando mais aprofundadamente os resultados, observa-se que, se por um lado, os dois primeiros jogadores são consensuais entre a população entre os 18 e os 44 anos, na faixa etária mais idosa (mais de 64 anos) Figo surge destacado como o melhor jogador nacional deste Europeu, com 29.5% de referências.

Também ao nível da análise por Classes Sociais é possível encontrar diferenças relativamente ao resultado geral. Entre os indivíduos da Classe A/B, Ricardo Carvalho é considerado o melhor jogador (com 31% de referências), relegando, respectivamente para segundo, terceiro e quarto lugar, Cristiano Ronaldo, Maniche e Figo.

Já entre os indivíduos da Classe C2/D, Cristiano Ronaldo e Figo são, respectivamente, o primeiro e o segundo nas preferências deste segmento da população, seguidos de Figo. Ricardo Carvalho não obteve mais do que o quarto lugar.

Considerando as duas regiões Marktest sobre as quais incidiu o estudo, as diferenças acentuam-se. Por um lado, na Grande Lisboa Figo é considerado o melhor jogador, com 22.6% de referências, seguido de Cristiano Ronaldo, com 22%, deixando Ricardo Carvalho na terceira posição, com 19.5%.

Por outro lado, no Grande Porto, Ricardo Carvalho foi considerado o melhor jogador, por 23.9% de referências, deixando Cristiano Ronaldo e Maniche em segundo, ambos com 19.6% de respostas.

Figo, que na Grande Lisboa, foi primeiro, no Grande Porto não alcançou mais do que um quinto lugar.

Finalmente, a opinião dos homens diverge grandemente da opinião das mulheres. Para eles, o melhor jogador foi Ricardo Carvalho (32.8%), seguido de Maniche (19.3%) e Cristiano Ronaldo (18.5%). Para elas, o melhor jogador foi Cristiano Ronaldo (23.4%), seguido de Figo (18.2%) e Ricardo Carvalho (10.9%).

placeholder placeholder

A sondagem da Marktest foi realizada nos dias 8 e 9 de Julho de 2004 com a seguinte Ficha Metodológica.Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais