Imagem dos Políticos em Junho
Grupo Marktest, 12 julho 2004

De acordo com os dados do Barómetro Marktest/DN/TSF, de Junho, Paulo Portas, ministro do Estado e da Defesa e líder do CDS-PP, apresentou-se como o político com pior imagem1, descendo 11.9 pontos percentuais relativamente a Maio (mês em que se encontrava em segundo lugar, tendo em conta os líderes partidários). Em termos de tempo de exposição televisiva, este líder partidário, obteve 1hora e 27 minutos.

Já Ferro Rodrigues, à data deste Barómetro ainda líder do Partido Socialista, que desde Outubro de 2003 era considerado o político com pior imagem, sobe em Junho de 2004 para segundo lugar (tendo em conta apenas os líderes dos partidos com assento parlamentar), apresentando um saldo de -19%. A exposição televisiva deste líder foi de 4 horas e 14 minutos (sensivelmente o dobro relativamente a Maio).

O líder do PSD e Primeiro-Ministro, à data deste Barómetro, Durão Barroso, manteve a segunda pior imagem política, continuando abaixo dos -30% e com um tempo de exposição televisiva de 7 horas e 51 minutos.

Com um saldo de respostas -26% está Carlos Carvalhas, líder do PCP, mantendo-se assim como o terceiro líder partidário com pior imagem. Em termos de tempo de exposição televisiva, este líder ultrapassou as 3 horas, o tempo de exposição mais longo de sempre.

Com uma exposição televisiva de cerca de 1 hora e 50 minutos, Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, continua a ser o único líder partidário a alcançar uma imagem positiva: 11.6%.

O Presidente da República, Jorge Sampaio e o Presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, mantêm-se como os políticos com melhor imagem (com um saldo de 84.97% e 51.63%, respectivamente). É de salientar que o saldo obtido por Jorge Sampaio foi semelhante ao de Junho de 2003, ainda assim algumas décimas percentuais mais elevado.

Já em termos de exposição televisiva, Mota Amaral obteve uma exposição televisiva que não foi além dos 32 minutos, enquanto que o tempo de exposição de Jorge Sampaio ultrapassou as 3 horas e 38 minutos neste período.

 
 
 
 
 
 

Consulte a Ficha Metodológica do Barómetro Político Marktest/DN/TSF.

1Saldo de imagem: diferença entre as respostas que classificam positivamente a actuação do líder e as respostas que a classificam negativamente. A exposição refere-se à duração (em hh:mm:ss) das notícias televisivas em que o líder foi protagonista.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais