As audiências do Euro
Grupo Marktest, 8 julho 2004

placeholderO Euro foi, para além de tudo o mais, um grande fenómeno de audiências, especialmente os jogos em que a nossa Selecção foi interveniente. Com base na informação regularmente veiculada pela MediaMonitor a propósito do Euro 2004, é possível fazer para já um resumo destes indicadores.

Os seis jogos protagonizados pela equipa nacional estiveram no topo da tabela de audiências deste Campeonato, que foi liderada pelo jogo das meias-finais, em que defrontámos a Holanda. Este jogo, emitido na RTP1 a 30 de Junho, obteve 40.9% de audiência média e 87.2% de share de audiência.

O Portugal x Grécia da final foi, no entanto, o jogo que obteve o melhor share de audiência, ou seja: a esmagadora maioria das pessoas que à hora do jogo viam televisão, sintonizavam este programa. O jogo registou 37.7% de audiência média e 89.7% de share de audiência.

Os melhores momentos de cada um destes jogos foram sempre os últimos minutos das partidas. Globalmente considerados, os melhores momentos pertenceram aos jogos da meia-final e da final – no primeiro caso, a melhor audiência média de todos os jogos, pelas 21:35, com 46.3%; no segundo caso, o melhor share de audiência de todos os jogos, pelas 20:27, com 93.2%.

No primeiro jogo, o Portugal x Grécia, a melhor audiência média teve lugar entre as 18:53 e as 18:54 (no último minuto do programa), registando 29.5% de audiência média e 88.5% de share de audiência.

Portugal x Grécia, 12 de Junho
placeholder

No segundo jogo, o Rússia x Portugal, o melhor share de audiência foi registado por volta das 21:33, a 5 minutos do fim do programa, com 89.8%, e um minuto depois teve lugar a melhor audiência média da partida, com 43.5%.

Rússia x Portugal, 16 de Junho
placeholder

Tal como no jogo anterior, também no Espanha x Portugal os melhores resultados foram conseguidos às 21:34, com o melhor share de audiência, 90.5%, e às 21:34, com a melhor audiência média, 41.9%.

Espanha x Portugal, 20 de Junho
placeholder

No jogo dos quartos de final, Portugal x Inglaterra, o melhor share de audiência aconteceu pelas 21:32, a 2 minutos do fim do tempo regulamentar, com 91.4%, e a melhor audiência média teve lugar pelas 22:30, no minuto seguinte a Ricardo ter marcado o penalty que deu a vitória à equipa portuguesa, com 44.8%.

Portugal x Inglaterra, 24 de Junho
placeholder

O jogo das meias-finais, Portugal x Holanda, registou, como referimos, a melhor audiência média de todos, pelas 21:35 (penúltimo minuto), com 46.3%. Pelas 21:00 obteve o seu melhor share, 92.3%.

Portugal x Holanda, 30 de Junho
placeholder

Finalmente, o jogo da final, Portugal x Grécia, registou o melhor share de audiência de todos os jogos pelas 20:27, com 93.2%. O seu melhor momento em termos de audiência média aconteceu pelas 21:33 (a cinco minutos do fim), com 41.4%.

Portugal x Grécia, 4 de Julho
placeholder

Nos gráficos que apresentamos, é possível analisar os resultados de audiência de cada jogo e o respectivo perfil de audiência. Uma curiosidade, prende-se com o facto das mulheres terem aderido significativamente aos jogos da nossa selecção, tendo sido mesmo em alguns jogos maioritárias. Este facto foi mais notório no jogo da final, em que as mulheres constituiram a maioria da audiência (51.8%, face aos 48.2% de homens).

A informação tem como base dados produzidos pela MediaMonitor, através da Markdata Media Workstation (MMW). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias relacionadas

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais