A publicidade do Euro

Grupo Marktest,  12 julho 2004

Com o final do Euro, é já possível fazer um balanço da publicidade que lhe esteve associada. Tomando apenas como referência a publicidade televisiva associada aos jogos de futebol emitidos pelos canais nacionais, o Euro movimentou mais de 14,3 milhões de euros em publicidade, a preços de tabela. São dados da MediaMonitor.

Mais de 1100 inserções publicitárias passaram na RTP1, SIC e TVI nos blocos publicitários dos jogos do Euro 2004. Deste montante, 45.4% foi emitido na RTP1, 33.3% na TVI e 21.3% na SIC.

Em volume de investimento publicitário, a preços de tabela, a RTP1 captou 38.1% do total, seguida da TVI, com 37.6% e da SIC, com 24.3%. No total, o investimento publicitário foi superior a 14,3 milhões de euros.

O Dinamarca x Itália, que a TVI transmitiu no dia 14 de Junho, foi o jogo que captou mais investimento publicitário, 660 mil euros em 57 inserções. Dois outros jogos transmitidos por esta estação ocuparam o segundo e terceiro lugares: o República Checa x Letónia, do dia 15 de Junho, registou 605 mil euros de publicidade em 48 inserções, e o Holanda x Letónia, do dia 23 de Junho, obteve 552 mil euros de publicidade com 38 inserções.

Quanto a pressão publicitária (número de spots associados aos jogos), a lista é encabeçada igualmente pelo jogo de dia 14 de Junho da TVI - o Dinamarca x Itália registou 57 inserções, as mesmas que as observadas no jogo Grécia x República Checa das meias finais, emitido na RTP1. No terceiro lugar, esteve o Portugal x Inglaterra dos quartos de final, que a RTP1 transmitiu, com 50 inserções.

O primeiro jogo deste Campeonato (o Portugal x Grécia, que a RTP1 emitiu no dia 12 de Junho) foi, curiosamente, o jogo com menor volume de publicidade: as 24 inserções somaram 286 mil euros. O jogo da final, que a RTP1 transmitiu, também não encabeçou o top de investimento: as suas 43 inserções posicionaram-no como o 10º jogo com maior pressão publicitária e os seus 443 mil euros de investimento situaram-no no 20º lugar.

A TMN, CTT, Coca-Cola, Adidas e BPI foram os cinco maiores anunciantes, com valores que rondaram o milhão de euros cada. No conjunto, os seus investimentos representaram 36.6% do total.

Os dados apresentados têm como fonte a Marktest Audimetria e a MediaMonitor. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais