Leitura de jornais na Net em Julho

Grupo Marktest,  26 agosto 2004

De acordo com os dados do Netpanel meter da Marktest, A Bola online foi o jornal mais visitado pelos portugueses na Internet em Julho de 2004.

Em Julho, foram 611 mil os portugueses de 4 e mais anos que em suas casas navegaram na internet em sites de jornais ou em sites de notícias portugueses. Este número representa 48.9% do total de indivíduos que nesse mês acederam à Internet a partir de casa.

Por dia, uma média de 122 mil utilizadores únicos acedeu a estes sites no mês de Julho, visitando mais de 50 milhões de páginas, uma média de 82 por utilizador. O tempo total de navegação deste período atingiu quase as 838 milhões de horas, uma média de 1:22 horas por utilizador.

Em termos de utilizadores únicos, verificou-se um decréscimo de 2.2%. entre Junho e Julho. No entanto, no que respeita ao número de páginas visitadas, no mesmo período, observa-se um aumento de 6.5%, bem como uma subida no tempo total de navegação (14.2%) e no tempo médio diário (mais 10.5%).

Dentro dos sites portugueses de jornais ou de notícias, A Bola foi o mais visitado no mês de Julho, por 203 mil utilizadores únicos. No ranking de jornais mais visitados na web, O Público encontra-se em segundo lugar, com 186 mil visitantes únicos e o Record online ocupa o terceiro lugar, com 168 mil utilizadores únicos. O quarto lugar pertence ao Expresso online, com 157 mil visitantes únicos.

Estes números resultam de uma análise do Netpanel meter, um estudo baseado num painel constituído por mil lares do Continente e aproximadamente três mil indivíduos. A partir deste painel - onde os respectivos computadores têm instalada uma aplicação informática que permite à Marktest registar toda a utilização que os seus membros fazem da Internet - é possível conhecer o comportamento dos portugueses quando navegam na Internet, a partir de suas casas.

Com o Final do Euro 2004, os resultados do Netpanel meter sobre a navegação dos portugueses em jornais online sofreu algumas alterações. Os sites de jornais ou de notícias exclusivamente desportivas, já ocupam apenas 50% da lista dos dez sites com mais utilizadores únicos. A maior variação positiva também já não pertence a um site relacionado com o desporto; em Julho, esse destaque coube ao Correio da Manhã com 37%. Em segundo ficou o Portugal Diário (32%), seguido do Mais Futebol (30%) e do Ocasião e Diário Digital (ambos com uma variação positiva de 24%).

O site pt.euro2004.com, o site oficial da UEFA para o Euro 2004 protagonizou a maior variação negativa (-53%) em termos de utilizadores únicos entre Junho e Julho, tendo sido visitado em Julho por 64 mil indivíduos diferentes.

A análise foi realizada com base no Netpanel meter, de acordo com a seguinte Ficha Metodológica. Consulte aqui mais informação sobre o Netpanel meter ou contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk