Consumir batatas fritas
Grupo Marktest,  15 março 2005

placeholder Os consumidores de batatas fritas em pacote são mais de 3 milhões, de acordo com os resultados do estudo Consumidor 2004, da Marktest.

São 3 082 mil os residentes no Continente com 15 e mais anos que costumam consumir batatas fritas em pacote, o que representa 37.1% do universo em estudo pelo Consumidor.

A taxa de penetração deste produto aumenta para os 41.4% no Litoal Centro e os 42.0% no Grande Porto. Os homens apresentam uma taxa de consumo mais elevada do que as mulheres, de 40.8% e 33.6%, respectivamente.

É junto dos jovens que encontramos valores mais elevados: 66.3% dos que têm entre 15 e 17 anos são consumidores de batastas fritas em pacote, tal como 59.5% dos que têm entre 18 e 24 anos ou 52.6% dos que estão entre os 25 e os 34 anos.

Por classes sociais, a penetração é maior junto da alta e média alta, onde 45.2% consome o produto. Por ocupação, os estudantes destacam-se, pois 63.4% consome batatas fritas em pacote, sendo os quadros médios e superiores os que apresentam a segunda maior taxa de consumo, de 47.1%.

Numa análise do perfil sócio-demográfico dos consumidores deste produto, vemos que 33.6% deles residem nas regiões da Grande Lisboa ou Grande Porto, 53.4% tem menos de 35 anos, 52.1% pertence às classes sociais média baixa ou baixa e 39.0% tem ocupação de estudante ou trabalhadores qualificados.

placeholder

De acordo com os elementos do estudo Brand Index 2004 da Marktest, vemos que os consumidores de batatas fritas em pacote têm uma afinidade elevada com marcas como a Pizza Hut, nas cadeias de fast food, a Nesquik, nos leites chocolatados, a Lays e a Ruffles, no consumo regular de batatas fritas, ou a Crunch, nos chocolates - marcas com as quais apresentam índices de consumo acima da média.

Pelo contrário, apresentam menor afinidade com marcas como a Sveltesse/Linha Zero, nos iogurtes magros, a Nívea, nos champôs, a Pop, nos detergentes de roupa à mão, ou a Velur, nos amaciadores de roupa - marcas de que registam índices de consumo abaixo da média do universo.

Esta análise foi realizada com base nos resultados dos estudos Consumidor 2004 e Brand Index 2004 da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • IDEA Forum

    Este evento online é mais importante para todos os profissionais de Markteting que nas suas atividades procuram a equidade na informação. Este ano em particular, serão abordadas as transformações dos estudos de consumo através da integração de princípios de equidade de dados.

    3 a 4 de dezembro de 2024

    Insights Association

    inquiries@insightsassociation.org

  • CEO Summit

    20 a 22 de janeiro de 2025

    Insights Association

    Naples Grande, Flórida, EUA

    inquiries@insightsassociation.org