Pagar com dinheiro ou cartão?

Grupo Marktest,  17 março 2005

Esta é uma das questões às quais o estudo Basef Banca, da Marktest permite responder. De acordo com os resultados de 2004 deste estudo, a maioria dos pagamentos dos portugueses é feita em dinheiro. Mas há diferenças por targets.

Em 2004, 54.9% dos pagamentos feitos pelos residentes no Continente com 15 e mais anos e posse de conta bancária foi efectuada com dinheiro. Os pagamentos com cartão de débito foram os segundos mais frequentes, representado 33.3% do total.

O cheque é, segundo o Basef, o terceiro meio de pagamento mais frequentemente utilizado, tendo representado 7.8% do total de pagamentos efectuados. Finalmente, 3.9% destes pagamentos foram feitos com cartão de crédito.

Mas a importância dada a cada um destes meios varia de acordo com o perfil sócio-demográfico dos indivíduos.

Assim, contrariamente à tendência geral, os jovens entre os 25 e os 34 anos, os indivíduos das classes sociais alta e média alta, bem como os estudantes, os quadros médios e superiores e os técnicos especializados e pequenos proprietários usam cartão de débito na maioria dos pagamentos que fazem.

Tal como se observa no gráfico que apresentamos, os indivíduos mais idosos (mais de 64 anos), os das classes mais baixas, os reformados e as domésticas são aqueles onde os pagamentos em dinheiro têm maior peso no total de pagamentos realizados.

Os indivíduos entre os 25 e os 34 anos, os residentes na Grande Lisboa, os das classes sociais mais elevadas, os quadros médios superiores e os estudantes são, pelo seu lado, os que apresentam um maior peso dos pagamentos com cartão de débito no total de pagamentos efectuados.

Finalmente, os homens, os indivíduos entre os 35 e os 54 anos, os das classes sociais mais altas, tal como os quadros médios e superiores e os técnicos especializados e pequenos proprietários são os que revelam maior peso de outros meios de pagamento no total de pagamentos efectuados (cheques e cartão de crédito).

A análise realizada teve como base os resultados do ano de 2004 do estudo Basef Banca, da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Latin America 2020

    22 a 24 de abril de 2020

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de abril de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa