Futebol lidera audiências de desporto na Europa

Grupo Marktest,  15 março 2005

De acordo com uma análise da Eurodata TV, o futebol é o desporto seguido mais atentamente pela maioria dos espectadores de televisão europeus.

Segundo os dados referidos pela Eurodata TV, de Setembro a Dezembro de 2004 os espectadores europeus passaram menos tempo a ver programas de desporto do que no período de Maio a Agosto, que compreendeu o Euro 2004 em Portugal e os Jogos Olímpicos em Atenas.

Por exemplo, em Itália, o tempo dedicado a ver programas desportivos na televisão decresceu de 31 horas no período Maio a Agosto para 7 horas no período Setembro a Dezembro. A mesma tendência é observada na Alemanha e em França, onde o tempo dedicado ao desporto na televisão baixou de 24 horas para 5h 52 minutos e de cerca de 30 horas para 5h 18 minutos.

De um modo geral, os espectadores europeus dedicaram a maior parte do seu consumo de desporto televisivo ao futebol.

O futebol representa 88% do consumo total de desporto televisivo dos portugueses, mais de 65% do consumo desportivo dos franceses e mais de 53% dos italianos. Os suecos constituem a excepção, já que o desporto mais seguido neste país neste período foi o Hóquei no Gelo (mais de 22% do seu consumo de desporto televisivo).

Segundo a Eurodata TV, as diferentes competições não atingem os mesmos resultados em termos de audiência.

Em França, 8 em cada 10 programas desportivos com mais audiência estão relacionados com o Euro 2004, um com a Liga dos Campeões e outro com a Taça UEFA.

Outros países dão mais importância às suas competições nacionais: em Espanha, o segundo programa desportivo com mais audiência do ano foi a final da Copa del Rey, entre o Real Madrid e o Real Zaragoza (mais de 9 milhões de espectadores).

Em Portugal, o duelo entre o Benfica e o Porto permitiu à RTP1 um share superior a 60% e mais de 2,6 milhões de espectadores.

Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão. A Eurodata analisa os dados de audiência com base em software desenvolvido pela Markdata, a empresa do Grupo Marktest especializada no desenvolvimento de software de análise de media.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Latin America 2020

    22 a 24 de abril de 2020

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de abril de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa