Marktest e Weborama apresentam solução conjunta em Espanha
Grupo Marktest,  7 abril 2005
placeholder placeholder

Luis Queirós, Presidente do Grupo Marktest, foi convidado pela AIMC (Asociación para la Investigación de Medios de Comunicación) para apresentar em Espanha uma solução integral para medir audiências de internet, conjugando as metodologia user centric, desenvolvidas pela Marktest, e site centric, desenvolvida pela Weborama.

Nesse encontro com os operadores e agências de meios espanhóis, que se realizou no dia 30 de Março de 2005, Luis Queirós começou por fazer um enquadramento da situação dos estudos desta natureza a nível internacional e das necessidades específicas deste meio.

Helena Barbas, Directora de Estudos de Meios da Marktest, e Luis Castanho, Director Internacional da Weborama, apresentaram a solução proposta, resultante da parceria entre as duas empresas.

Esta solução assenta na constituição de um painel de cibernautas representativo da população que acede à internet a partir de qualquer ponto (no lar e fora do lar). Mediante o registo numa página web, as características sócio-demográficas dos membros deste painel são imediatamente reconhecidas pelos tags incluídos nos sites aderentes ao projecto.

Em simultâneo, quando os membros do painel acedem à internet a partir de casa, são medidas as audiências de todos os sites consultados, sejam eles aderentes ao projecto ou não.

A conjugação desta informação permitirá obter audiências integrais do meio internet.

A viabilidade deste projecto está condicionada à existência de um painel representativo e à adesão ao projecto de um número muito significativo de sites. Cumpridas estas condições, será possível estimar audiências globais deste meio.

A reacção do mercado espanhol a esta proposta foi muito positiva, dada a flexibilidade que o modelo apresenta e até pelo facto da apresentação ter sido feita em castelhano, um indicador do interesse posto em chegar aos objectivos específicos dos potenciais interessados.

Na sequência desta apresentação, está aberta a hipótese de a Marktest, em parceria com a Weborama, vir a implementar este projecto no mercado espanhol.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt

  • Equality Summit 2024

    16 de maio de 2024

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk