Portugueses divididos com objectivo da Agenda de Lisboa
Grupo Marktest,  7 abril 2005

placeholderEm sondagem exclusiva para a Marktest.com Notícias, realizada através do omnibus Fonebus da Marktest, os portugueses mostram-se divididos quanto ao cumprimento do grande objectivo estratégico da Agenda de Lisboa.

Em Março de 2000, numa reunião de chefes de Estado dos países da União Europeia que teve lugar em Lisboa, aprovava-se o que viria a ficar conhecido como a Agenda de Lisboa. Esse documento postula, como objectivo estratégico para a Europa, tornar, até 2010, a União Europeia na economia de conhecimento mais dinâmica e competitiva do Mundo.

Foi sobre este grande objectivo que questionámos os residentes no Continente com 18 e mais anos. O objectivo será atingido ou não? As respostas a esta questão indicam uma certa divisão das opiniões. Se a maioria dos inquiridos, 40.0%, diz que o objectivo não será atingido, são 29.7% os que têm opinião contrária e estão mais optimistas com esta meta, havendo outros 30.2% de entrevistados que diz não saber ou que não quer responder a esta questão.

Em todos os targets inquiridos, o "não" ganha sobre o "sim", sendo de referir os casos das mulheres, dos indivíduos com mais de 64 anos e dos residentes no Litoral Centro e no Interior Norte, onde as não respostas (não sabe ou não responde) são superiores às referências a cada uma destas hipóteses de resposta.

Os mais optimistas quanto ao cumprimento deste objectivo estratégico são os mais jovens, os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Sul e os indivíduos das classes sociais alta e média alta. Junto dos inquiridos entre os 18 e os 24 anos, são 34.3% os que afirmam que o objectivo será cumprido, tal como 35.6% dos que têm entre 25 e 34 anos. Da mesma forma, 36.6% dos residentes na Grande Lisboa e 35.2% dos residentes no Sul também entendem que o objectivo será cumprido. Da mesma opinião, são 33.6% dos inquiridos das classes sociais alta e média alta.

placeholder

Esta sondagem foi realizada pela Marktest entre os dias 29 e 31 de Março de acordo com a seguinte Ficha Metodológica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto. Para informações sobre a Agenda de Lisboa, consulte o seguinte link.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt

  • Equality Summit 2024

    16 de maio de 2024

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk