Observatório Mcom
Grupo Marktest,  7 abril 2005

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 21 a 27 de Março de 2005, a SIC registou 29.1% de share de audiência, a TVI obteve 28.0%, a RTP1 23.3%, a 2: 5.8% e o video e outros canais 13.9%.

A novela da SIC, Senhora do Destino, foi o programa mais visto da semana, registando 18.7% de audiência média e 49.3% de share de audiência na sua emissão de dia 23. O encontro de preparação da Selecção Nacional com a Selecção do Canadá, que a RTP1 transmitiu dia 26, foi o segundo programa com mais audiência, obtendo 17.8% de audiência média e 45.7% de share de audiência. Na terceira posição, colocou-se o novo programa da SIC, Os Malucos nas Arábias, com a emissão de dia 22 a registar 15.3% de audiência média e 34.8% de share de audiência. A Quinta das Celebridades II, da TVI, foi o quarto programa com mais audiência, com a sua emissão de dia 21 a obter 14.7% de audiência média e 35.4% de share de audiência. Na quinta posição, colocou-se o programa Os Mini Malucos do Riso, que passou dia 27 na SIC e que registou 14.1% de audiência média e 37.2% de share de audiência.

Na lista dos dez programas com maior audiência nesta semana, todos são produções nacionais, excepto a novela Senhora do Destino, brasileira.O top está marcado pela liderança de uma novela, facto pouco frequente nas últimas semanas. Os programas de humor e os de informação são também de referir, com três posições cada um. Contamos ainda outra novela, um jogo de futebol e o reality show da TVI. A SIC coloca cinco programas no top 10, a TVI, três, e a RTP1 coloca dois.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 34.3% da emissão noticiosa (em duração). A SIC garantiu 29.7% da informação total, a TVI 28.1% e a 2: 7.9%.





Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela esteve perto dos 46 milhões de euros, um pouco mais do que o valor da semana precedente. A SIC assegurou 44.9% deste montante, a TVI 38.9% e a RTP1 16.2%.

A Vodafone regressou à liderança das marcas que mais investiram em publicidade na televisão nesta semana. Jogos da Santa Casa descem uma posição para segundo e a TMN sobe dois lugares para terceiro. A Reckitt Benckiser reentra para a liderança dos anunciantes de televisão, seguida da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que sobe uma posição, e da Modelo Continente, que desce dois lugares.

Nas agências, não se registam alterações nas primeiras posições. A Euro RSCG mantém-se como a agência que mais investimento assegurou em televisão nesta semana, seguida da JWT e da McCann Erickson.



Internet
placeholder Na semana em análise, 868 mil utilizadores únicos acederam à Internet a partir do lar, ligeiramente menos do que o registado na semana precedente.

O seu tempo de navegação repartiu-se pelos domínios de topo .pt (42.6%) e .com (42.2%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 15.2% do tempo dedicado a este meio.



placeholder No top dos cinco domínios com mais utilizadores únicos não se registam alterações relativamente às semanas anteriores. O sapo.pt continua na liderança, com 596 mil utilizadores únicos no período, seguido do msn.com, com 566 mil utilizadores únicos. O google.pt ocupa o terceiro lugar, com 521 mil utilizadores únicos e o passport.com a quarta, com 459 mil utilizadores únicos. O clix.pt mantém-se em quinto lugar, com 280 mil utilizadores únicos.







Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt