Observatório Mcom
Grupo Marktest,  24 fevereiro 2005

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 7 e 13 de Fevereiro de 2005, a SIC registou 29.0% de share de audiência, a TVI obteve 26.2%, a RTP1 24.3%, a 2: 5.2% e o video e outros canais 15.3%.

O encontro da Superliga entre o Sporting de Braga e o Benfica, emitido dia 12 pela TVI, foi o programa mais visto na semana, tendo registado 20.7% de audiência média e 50.6% de share de audiência. Na segunda posição colocou-se um outro jogo de futebol, o República da Irlanda x Portugal, que passou dia 9 na RTP1 e que obteve 20.2% de audiência média e 46.1% de share de audiência. O programa da SIC, Os Malucos do Riso, foi o terceiro mais visto da semana, com a emissão de dia 9 a registar 15.6% de audiência média e 35.1% de share de audiência. Na quarta posição, a novela Senhora do Destino, do mesmo canal, que no dia 10 obteve 15.2% de audiência média e 42.9% de share de audiência. A quinta posição foi também ocupada por um programa da SIC, o Jornal da Noite de dia 8, que registou 14.6% de audiência média e 33.6% de share de audiência.

Na lista dos dez programas com maior audiência nesta semana, todos são produções nacionais, excepto a novela Senhora do Destino, brasileira.O top está sobretudo marcado pela presença dos programa de humor e de informação, que ocupam três posições cada. Contamos ainda dois jogos de futebol, uma novela e um concurso, o Um Contra Todos de dia 10. A SIC foi responsável pela emissão de quatro dos dez programas do top e a TVI e RTP1, de três, cada uma.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 33.9% da emissão noticiosa (em duração). A TVI garantiu 27.1% da informação total, a SIC 26.9% e a 2: 12.1%.





Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela foi de 35 milhões de euros, ligeiramente menos que na semana precedente. A TVI assegurou 47.5% deste montante, a SIC 33.9% e a RTP1 18.6%.

A TMN sobe quatro posições e coloca-se no primeiro lugar das marcas que mais investiram em publicidade na televisão. A Vodafone mantém o segundo lugar e a Ecomarché/Intermarché entra para a terceira posição. A Telecomunicações Móveis nacionais entra para o primeiro lugar dos anunciantes de televisão, seguida da Procter & Gamble, que entra para o top 5, e da Leverelida, que se sobe do quinto lugar.

A Ogilvy & Mather sobe ao primeiro lugar das agências que mais investimento asseguraram em televisão nesta semana. A MacCann Ericson desce para segundo e a Young & Rubicam desce para terceiro.



Internet
placeholder Na semana em análise, 983 mil utilizadores únicos acederam à Internet a partir do lar, mais 6.0% do que o registado na semana precedente.

O seu tempo de navegação repartiu-se pelos domínios de topo .com (42.4%) e .pt (4.08%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 16.8% do tempo dedicado a este meio.



placeholder No top dos cinco domínios com mais utilizadores únicos apenas se regista alteração no quinto posto, face às semanas anteriores. O sapo.pt continua na liderança, com 590 mil utilizadores únicos no período, seguido do msn.com, com 586 mil utilizadores únicos. O google.pt ocupa o terceiro lugar, com 495 mil utilizadores únicos e o passport.com a quarta, com 494 mil utilizadores únicos. O passport.net entra para a quinta posição, com 336 mil utilizadores únicos.







Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais