Sondagens mais precisas
Grupo Marktest,  24 fevereiro 2005

placeholderA Marktest.com acompanhou a publicação das sondagens elaboradas nas semanas que precederam as eleições legislativas, disponibilizando aos seus utilizadores dados actualizados de todas as sondagens publicadas na imprensa nacional.

Numa primeira análise dos resultados destas sondagens, são claramente de destacar algumas ideias-chave.

Em primeiro lugar, as sete sondagens publicadas a 17 e a 18 de Fevereiro mostraram resultados muito semelhantes entre si. Os resultados destas sondagens indicavam uma intenção de voto no PS que variava entre os 43.1% (TNS/Euroteste) e os 46.8% (Aximage); para o PSD a variação situava-se entre 26.8% (Marktest) e 31% (Universidade Católica); para o CDS-PP a amplitude era entre 6% (Universidade Católica) e 8% (IPOM); para a CDU entre 6% (IPOM) e 8.9% (Marktest) e, finalmente, para o Bloco de Esquerda, entre 5.2% (Intercampus) e 7.7% (Marktest).

placeholder

O desvio padrão associado a estas sondagens mostra que para o CDS-PP ele foi o menor (0.64), mostrando assim menor dispersão entre os resultados das várias sondagens quanto às intenções de voto neste partido. O PS foi, pelo contrário, o que observou maior desvio padrão nestas sondagens (2.68).

As sondagens apresentavam-se próximas umas das outras e também se aproximaram dos resultados eleitorais. De facto, tomando como referência os valores médios destas sete sondagens, as diferenças absolutas observadas relativamente aos resultados eleitorais registados foram de um ponto percentual, em média. Estes desvios absolutos médios foram menores na sondagem da Eurosondagem , com 0.6%, e maiores na sondagem da TNS/Euroteste, com 1.2%.

placeholder

Em média, estas sondagens sobrestimaram os resultados do PSD, em 1.2% (considerando os resultados médios das sete sondagens) e os do PS, em 0.4%. Os resultados da CDU foram subestimados, em média, em 0.3% e os resultados do CDS-PP e do Bloco de Esquerda corresponderam aos valores indicados pela média das sondagens.

placeholder

As sondagens mostraram assim, neste acto eleitoral em concreto, uma grande precisão.Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais