As sondagens de opinião
Marktest,  24 fevereiro 2005

placeholder
Luís Queirós,
Presidente do Grupo Marktest
Agora que está terminado o acto eleitoral, é a vez dos técnicos responsáveis pelas sondagens darem a palavra aos políticos. Como diz José Pacheco Pereira, a partir das 20 horas de domingo, resultados comparam-se com resultados e não com sondagens...

As descabidas e despropositadas declarações de Pedro Santana Lopes sobre a “megafraude” das sondagens ainda antes do inicio da campanha eleitoral projectaram o assunto para o top das notícias e despertaram o interesse generalizado dos media e, por essa razão, isso foi bom para as sondagens.

Ao longo desta campanha, (no sentido lato que engloba a pré-campanha) pudemos acompanhar com interesse os comentários e as análises de Pedro Magalhães, da Católica, no Blog Margens de Erro. Foi um espaço de consulta vivo e muito visitado e que fica como importante documento para quem se interessa sobre estes assuntos. Seria ainda mais interessante se, no futuro, se abrisse o blog a outros especialistas ou se, pelo menos, tornassem os comentários acessíveis aos leitores.

As sondagens publicadas na última semana estiveram muito próximas dos resultados eleitorais. De um modo geral todos ganharam porque previram o essencial: a maioria absoluta do PS, a subida dos partidos de esquerda, especialmente a do Bloco de Esquerda. Mas vai existir, como sempre, a tentação de dizer que este ganhou e aquele perdeu. Especular com rankings é contribuir para a ideia de que sondagens também podem ser totoloto.

O barómetro Marktest/DN/TSF apresentou no mês de Fevereiro resultados muito próximos dos resultados eleitorais e mostrou que tem um sólido suporte metodológico.

Ao fim de mais de uma dezena e meia de anos de continuada experiência, o Barómetro consegue com umas escassas centenas de entrevistas, e de uma forma muito transparente e coerente apresentar a evolução das opções do eleitorado. Os colaboradores da empresa envolvidos neste projecto estão de parabéns.

Luís Queirós
Presidente do Grupo Marktest

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais