A avaliação da campanha eleitoral
Grupo Marktest,  24 fevereiro 2005

placeholderO Barómetro Marktest/DN/TSF de Fevereiro questionou os portugueses sobre a campanha eleitoral, numa sondagem realizada a 14 e 15 desse mês. A maior parte afirmou estar pouco informada sobre os programas dos partidos e considerou pouco esclarecedor o desempenho dos políticos ao longo da campanha.

Relativamente à intenção de ir votar nas Eleições Legislativas que se realizaram no passado dia 20 de Fevereiro, 75.6% referiu nesta sondagem (realizada na semana que precedeu as eleições) que iria votar de certeza. Já 11.4% referiu que talvez fosse votar e 9.2% dos inquiridos assegurou que não iria votar.

Avaliando os programas eleitorais apresentados pelos partidos políticos para estas eleições, a população de Portugal Continental considerou-se claramente pouco informada quanto a esses programas. 52.5% referiu estar pouco informado, 11.7% referiu não estar informado e apenas 26.6% considerou estar muito informado.

placeholder

Tendo em conta o desempenho dos políticos ao longo da campanha eleitoral, mais de metade dos inquiridos pelo Barómetro considerou-os pouco esclarecedores (52.1%) e houve mesmo 21.3% que os considerou nada esclarecedores. Houve ainda 12.2% que referiu que os políticos foram muito esclarecedores.

placeholder

Quanto à convicção do voto, a maioria da população inquirida afirmou que iria realizar o seu voto por convicção política e 39.5% por voto útil.

45.2% dos homens entrevistados afirmou que iria escolher o partido em que iria votar por convicção política. Já entre as mulheres, 38.2% iria fazê-lo tendo em conta o voto útil.

A maior parte da população até aos 54 anos afirmou que a sua votação se realizaria por voto útil (45% até aos 34 anos e 42.4% entre os 35 e os 54 anos). 48.3% da população mais idosa afirmou que o seu voto seria por convicção política.

É também de salientar que entre os eleitores cuja intenção de voto era PSD, a maior parte (70.3%) afirmou que o seu voto se efectuaria por convicção política. Entre aqueles cuja intenção de voto era PS, 52.3% seria por voto útil.

Os entrevistados deste Barómetro são residentes em Portugal Continental, com 18 e mais anos. Consulte aqui a Ficha Metodológica deste Barómetro e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais