Observatório Mcom
Grupo Marktest,  3 março 2005

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 14 e 20 de Fevereiro de 2005, a SIC registou 28.6% de share de audiência, a TVI obteve 27.1%, a RTP1 25.9%, a 2: 4.5% e o video e outros canais 13.9%.

O debate entre os cinco líderes dos partidos com assento parlamentar que precedeu as Eleições Legislativas e que foi transmitido pela RTP1 no dia 15, foi o programa mais visto da semana, registando 18.3% de audiência média e 41.4% de share de audiência. O encontro entre o Sporting e o Feyenoord para a Taça UEFA, emitido pela TVI no dia 16 foi o segundo programa com mais audiência, obtendo 17.8% de audiência média e 41.7% de share de audiência. Na terceira posição, o jogo entre o União de Leiria e o Sporting, também na TVI, dia 19, com 16.3% de audiência média e 40.9% de share de audiência. A novela da SIC, Senhora do Destino, foi o quarto programa mais visto da semana, com a sua emissão de dia 18 a registar 15.6% de audiência média e 44.2% de share de audiência. Na quinta posição, o programa da SIC, Camilo em Sarilhos, que no dia 18 registou 15.6% de audiência média e 36.1% de share de audiência.

Na lista dos dez programas com maior audiência nesta semana, todos são produções nacionais, excepto a novela Senhora do Destino, brasileira.O top está novamente marcado pela presença dos programas de humor, que ocupam quatro posições. Contamos também três jogos de futebol, uma novela, um programa de informação e o debate entre os candidatos às eleições.. A SIC foi responsável pela emissão de cinco dos dez programas do top, a RTP1, por três e a TVI, por dois.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 34.1% da emissão noticiosa (em duração). A SIC garantiu 28.1% da informação total, a TVI 27.9% e a 2: 9.9%.





Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela esteve perto dos 35 milhões de euros, sensivelmente o mesmo que na semana precedente. A TVI assegurou 46.0% deste montante, a SIC 35.6% e a RTP1 18.4%.

A Kinder entra para a liderança das marcas que mais investiram em publicidade na televisão. A TMN desce para a segunda posição e o Millennium BCP sobe para a terceira. A Ferrero Ibérica entra para o primeiro lugar dos anunciantes de televisão, seguida da Reckitt Benckiser, que sobe do 5º lugar, e da Telecomunicações Móveis Nacionais, que desce do primeiro.

A MacCann Ericson troca de posição com a Ogilvy & Mather, sendo a agência que mais investimento assegurarou em televisão nesta semana. A Euro RSCG entra para a terceira posição.



Internet
placeholder Na semana em análise, 979 mil utilizadores únicos acederam à Internet a partir do lar, um pouco menos do que o registado na semana precedente.

O seu tempo de navegação repartiu-se pelos domínios de topo .pt (42.3%) e .com (40.5%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 17.3% do tempo dedicado a este meio.



placeholder No top dos cinco domínios com mais utilizadores únicos não se registam alterações em relação à semana anterior. O sapo.pt continua na liderança, com 593 mil utilizadores únicos no período, seguido do msn.com, com 552 mil utilizadores únicos. O google.pt ocupa o terceiro lugar, com 520 mil utilizadores únicos e o passport.com a quarta, com 450 mil utilizadores únicos e o passport.net mantém-se na quinta posição, com 279 mil utilizadores únicos.







Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais