As palavras procuradas na www

Grupo Marktest,  3 março 2005

Durante o ano 2004, Portugal foi a palavra mais procurada pelos internautas que, em suas casas, acederam à rede, de acordo com os resultados do estudo Netpanel meter da Marktest. Mas as procuras variam, por exemplo, segundo o sexo dos internautas.

De facto, se homens e mulheres fizeram a maior parte das suas pesquisas usando a palavra Portugal, encontramos diferentes referências nas restantes palavras mais procuradas.

A palavra Portugal foi usada nas pesquisas de 576 mil utilizadores únicos, 35.3% do universo estudado pelo Netpanel meter e 36.2% dos internautas do período. A segunda palavra com mais procuras foi download, por 357 mil utilizadores únicos (22.4% dos internautas do período). Lisboa aparece na terceira posição, pesquisada por 346 mil utilizadores únicos (21.8% dos internautas do período). A palavra 2004 foi a quarta mais pesquisada, por 345 mil utilizadores únicos, ou 21.7% dos internautas deste período. Em quinto lugar, surgem as referências a mapa, feitas por 320 mil utilizadores únicos, 20.1% dos internautas do período.

Na lista das 10 mais procuradas em 2004, encontramos ainda as palavras jogos, Porto, escola, free e sapo.

Uma análise por sexo, revela diferentes comportamentos. Assim, na lista das procuras mais frequentes realizadas por homens em 2004, encontramos Portugal, download, 2004, Lisboa, mapa, free, jogos, Porto, sexo e sapo.

Já na lista das 10 mais procuradas por mulheres, encontramos as palavras Portugal, Lisboa, escola, mapa, 2004, jogos, Porto, casa, como e sapo.

Download, free e sexo, presentes nas principais pesquisas dos homens, encontram-se ausentes das pesquisas mais frequentes das mulheres. Elas surgem, respectivamente, na 12ª, 28ª e 52ª posição nas procuras delas.

Escola, casa e como, muito frequentes nas pesquisas realizadas pelas mulheres, não se encontram na lista das favoritas dos homens, surgindo, respectivamente na 14ª, 12ª e 21ª posição nas procuras deles.

Estes "desencontros" constituem certamente mais um indicador das diferenças de interesses e preocupações dos dois sexos.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa