RTP1 estreia As escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa

MediaMonitor,  1 março 2005

Este domingo 27 de Fevereiro de 2005 estreou no canal público o espaço de opinião As escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa. O programa, que marca o regresso dos comentários do professor Marcelo à noite dominical, atingiu uma audiência média de 17.1% (1 614 300 espectadores) e 38.4% de share.

Rebelo de Sousa ofereceu os seus comentários semanais durante mais de quatro anos e meio (14 de Março de 2000 a 3 de Outubro de 2004) aos Domingos no Jornal Nacional da TVI. No passado dia 20 de Fevereiro Marcelo Rebelo de Sousa participou no especial Eleições 2005 que foi líder na RTP1 e este Domingo é o protagonista do novo programa do canal público.

As escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa, às 21:32, entrou na grelha do primeiro canal público a seguir ao Telejornal. O programa, de 26 minutos de duração, manteve a liderança atingida pelo informativo, de apenas 27 minutos devido à emissão do Jogo Chelsea vs Liverpool da Taça da Superliga Inglesa.

Na primeira emissão do programa, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pela jornalista Ana Sousa Dias, fez as suas recomendações literárias e musicais, perguntou pelas referências da acompanhante para os Óscares e falou sobre as características da personalidade da semana, João Paulo II. Comentou as últimas notícias referentes à crise do Médio Oriente, o facto de Lisboa ser a nona grande cidade mais velha da Europa e resumiu as diferentes conclusões, segundo o seu ponto de vista, que o Partido Socialista pode tirar após as últimas eleições legislativas.

Por regiões, os indivíduos do Interior e da Grande Lisboa são os que maior número de espectadores apresentam para a audiência do evento. Por idades, contribui em maior medida o grupo de 55 a 74 anos. O alvo de classe mais importante é o do grupo A/B, enquanto o número de homens ultrapassa o de mulheres na audiência do programa.

Os alvos com maior afinidade com o evento são a Classe A/B e o grupo etário dos maiores de 75 anos.

A análise foi realizada pela MediaMonitor, com base na sua Markdata Media Workstation (MMW).

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais