Férias dos portugueses

Em 2001 os portugueses preferiram a praia como local de férias: no estudo Consumidor 2002 da Marktest, 40% dos residentes no Continente com 15 e mais anos referiram este local como aquele onde passaram férias no ano anterior. O campo foi escolhido por 15.7% dos portugueses e as férias no estrangeiro foram a opção de 10% deles. O perfil destes indivíduos mostra algumas diferenças interessantes.

Uma análise evolutiva dos dados contidos no estudo Consumidor de 1996 a 2002 revela que o indicador relativo ao local de férias tem revelado uma descida gradual tanto no que diz respeito a passar férias na praia como no campo, especialmente desde 1998. Já quanto ao estrangeiro, revelou uma subida desde 1996 até 1999, tendo a partir daí mostrado igualmente uma ligeira quebra.

A comparação do perfil dos indivíduos que fazem férias em cada um destes locais com o perfil do Universo permite concluir que existem algumas diferenças, escpecialmente no que diz respeito à região, à idade e à classe social.

As classes A/B e C1 (alta/média alta e média) têm sempre valores mais elevados do que o seu peso no total da população, o que significa que “consomem” mais o tipo de “produto” que estamos a analisar do que a média do Universo, especialmente no caso das viagens para o estrangeiro, onde a classe alta/média alta se destaca claramente.

A região da Grande Lisboa apresenta igualmente desvios em relação à média do Universo, sobretudo no que diz respeito a passar férias no campo, um reflexo da origem geográfica de muitos dos residentes na capital, que aproveitam as suas férias para aí regressar.

Os jovens mostram também “consumos” superiores à média no que diz respeito à praia e na idade dos 25/34 anos encontramos valores superiores quanto a férias no estrangeiro.

Perfil do Universo
Clique no Gráfico




Férias na Praia
Clique no Gráfico
Férias no Campo
Clique no Gráfico


Férias no Estrangeiro
Clique no Gráfico



Fonte: Marktest, Consumidor 2002



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais