Transacções de prédios: Grande Lisboa vale 30%
Grupo Marktest,  24 abril 2006

placeholder De acordo com os dados do INE disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, os concelhos da Grande Lisboa concentram 29.7% das transacções de prédios (em valor).


O INE contabiliza no ano de 2003, 300 mil transacções de prédios, envolvendo um valor total de cerca de 21 mil milhões de euros, o que equivale a uma média de 69 mil euros por transacção.

Numa análise destes dados do INE, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, vemos como o concelho de Lisboa encabeça a lista dos concelhos onde mais transacções foram efectuadas e onde estas tiveram um maior valor. Foram aqui realizadas 16 378 transacções, num valor total superior a 2,6 mil milhões de euros, cerca de 159 mil euros por transacção.

Da lista dos 5 concelhos com maior número de transacções de prédios fazem ainda parte Sintra (9150), Vila Nova de Gaia (7490), Porto (4468) e Cascais (5928).

Considerando as regiões Marktest, o Interior Norte concentra 21.1% destas transacções, a Grande Lisboa e o Litoral Centro 16.5%, cada, o Litoral Norte 16.1%, cabendo 29.7% deste total às restantes regiões.

Para além de Lisboa, estas transacções tiveram maior valor nos concelhos de Sintra (824 milhões de euros), Cascais (756 milhões de euros), Oeiras (703 milhões de euros) e Porto (701 milhões de euros).

Uma análise por regiões mostra que a Grande Lisboa concentra 29.7% do valor destas transacções, seguida do Sul, com 16.8% e do Litoral Centro, com 15.5%. As restantes regiões transaccionaram 36.6% do total nacional.

O concelho de Lisboa é aquele que transacciona prédios mais caros, cerca de 159 mil euros, em média, por transacção - o que significa que em Lisboa o valor médio das transacções é mais de duas vezes superior à média do país.

Oeiras é também o concelho onde o valor destas transacções mais do que duplicam a média nacional, com 157 mil euros por transacção. Na lista de concelhos com valores por transacção superiores à média encontramos ainda os concelhos de Funchal (128 mil euros), Cascais (128 mil euros) ou Loulé (126 mil euros).

O mapa assinala a escuro os concelhos onde o valor médio por transacção é superior à média do país.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais