Consumo doméstico de internet aumenta 30%
O tempo dedicado à Internet em casa aumentou 30% no primeiro semestre deste ano, revelam os dados do estudo Netpanel meter da Marktest.
Grupo Marktest,  11 julho 2006

placeholder Nos primeiros seis meses de 2006, os portugueses dedicaram à internet cerca de 94 milhões de horas, uma média de cerca de uma hora por utilizador. Estes números correspondem a um crescimento de 30.8% face ao semestre homólogo do ano anterior, quando se contabilizaram cerca de 72 milhões de horas de acesso à internet.

De Janeiro a Junho, foram 1574 mil os residentes no Continente com 4 e mais anos que navegaram na internet a partir de casa, um valor que corresponde a 96.5% dos internautas nacionais.

Nesse período, visitaram mais de 11 mil milhões de páginas, uma média de 7210 páginas por utilizador. O aumento face ao semestre homólogo anterior foi o mais elevado neste indicador, com um crescimento de 48.2%.

O número de utilizadores únicos, páginas visitadas e tempo dedicado aumentaram em todos os meses, quando comparado com o período homólogo de 2005. Em Fevereiro de 2006 foi quando mais portugueses se ligaram à net a partir de casa, com 1373 mil utilizadores únicos. Março foi, pelo seu lado, o mês em que se observou maior consumo em número de páginas, com 2 mil milhões. Finalmente, foi em Maio que mais tempo foi dedicado a este meio, com cerca de 17 mil milhões de horas, uma média de 12 horas e 26 minutos por utilizador.

No primeiro semestre, o domínio sapo.pt liderou em número de utilizadores únicos, com 1403 mil visitantes, seguido do google.pt e do msn.com. Em páginas visitadas, a liderança foi do domínio hi5.com, com 1,3 mil milhões, seguido do google.pt e do msn.com. O hi5.com liderou também em tempo despendido, com 5713 mil horas, seguido do sapo.pt e do msn.com. Já em tempo despendido por utilizador, são sobretudo sites de jogos a liderar, com a lista encabeçada pelo neopets.com, com 10 horas e 13 minutos, seguido do runescape.com e do hi5.com.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt